A astrologia é um tipo de pseudociência muito popular por prever as características de cada indivíduo baseada no dia do seu nascimento
A astrologia é uma pseudociência baseada em crenças supersticiosas de que o movimento dos planetas, do Sol, da Lua, e das constelações, têm impacto na vida e na personalidade dos indivíduos. Essa área do conhecimento foi criada há milhares de anos. Ela é baseada no catálogo babilônico de estrelas, usado pela Astronomia Grega ainda no século IV a.C.
É por meio da astrologia que as pessoas descobrem os seus signos. Os signos são determinados pela constelação proeminente na época do ano em que você nasceu. Por exemplo, uma pessoa nascida no final de novembro é do signo de sagitário. Devido a isso ela tem características específicas deste grupo de indivíduos.
Apesar de ser classificada como uma pseudociência, a astrologia faz o uso da matemática e da astronomia para calcular certas previsões de futuro. Para saber se alguém vai ter sucesso nos próximos dias ou meses, astrólogos (“profissionais da astrologia”) levam em consideração a posição atual dos corpos celestes.
Por que a astrologia é pseudociência?
A astrologia é considerada uma pseudociência, assim como a criptozoologia, frenologia e numerologia. Isso acontece porque não existem comprovações científicas o suficiente a respeito dessa área de conhecimento. Ou seja, os poucos estudos que se dedicam ao assunto não tem bons embasamentos científicos.
Mesmo fazendo o uso da matemática e da astronomia, a astrologia não se baseia completamente em evidências reais. Sendo assim, não tem como provar que os astros têm efeitos sobre o humor e personalidade dos seres humanos. Ou provar que certas épocas são regidas por constelações diferentes.
A astrologia pode não ser considerada um tipo de ciência, entretanto, isso não impede que ela tenha certa popularidade entre a sociedade. É comum ver pessoas perguntando o signo de alguém que acabaram de conhecer para saber mais sobre o outro. Além disso, existem figuras famosas por suas previsões astrológicas na mídia, certamente você já abriu uma revista e leu seu horóscopo do dia.
Qual a diferença entre astronomia e astrologia?
Ao contrário da astrologia, a astronomia é a ciência que se dedica ao estudo do espaço. Ou seja, ela usa métodos científicos para comprovar suas descobertas e chegar a conclusões.
Apesar da diferença, a astronomia nasceu da astrologia, uma das primeiras formas que o ser humano usou para o entendimento do espaço, dos planetas, das estrelas e dos satélites. Até os dias de hoje, alguns nomes criados pela astrologia antiga ainda são usados pela astronomia. Principalmente quando se fala de constelações e corpos celestes.
Quais as origens da astrologia?
A existência da astrologia é tão antiga que estudiosos têm dificuldade de datar a primeira vez que ela surgiu. Existem provas remanescentes de observatórios meteorológicos de milhares de anos atrás, como o de Stonehenge, na Inglaterra.
Acredita-se que a astrologia nasceu como uma forma de calcular as estações do ano, e determinar a época para o plantio e a colheita. A população da antiga Mesopotâmia já fazia o uso dessa área de estudo, bem como os egípcios e os gregos — que foram responsáveis por criar a astronomia.
Um dos astrólogos mais famosos do mundo foi Nostradamus, um físico francês que se dedicou ao estudo da astrologia e de outras pseudociências que mexiam com o sobrenatural. Ele foi responsável por “prever” uma série de eventos, que algumas pessoas creem que aconteceram nos últimos cinco séculos.
O que significa cada tópico da astrologia?
Para aqueles que acreditam na astrologia, todos os seres vivos seriam influenciados pelo posicionamento dos corpos celestes na época do ano em que nasceram. Como o Sol está sempre na mesma posição no dia sete de outubro, as pessoas que vieram ao mundo nesta data teriam características semelhantes devido a influência da estrela.
Cada corpo celeste tem influência em uma parte específica da vida de uma pessoa, por exemplo:
- Sol: confiança, imagem própria, autoestima, senso pessoal e identidade;
- Lua: compasso emocional, determina o que é seguro, os valores e a intuição;
- Mercúrio: planeta mensageiro, que busca coletar informações, a forma de se comunicar;
- Vênus: planeta do amor e da beleza, influencia as paixões, relacionamentos, prazer, arte e dinheiro;
- Marte: tem relação com as ações da pessoa, suas energias, expressões sexuais e coragem;
- Júpiter: se refere a sorte e a abundância;
- Saturno: está relacionado às regras, limitações e a disciplina;
- Urano: ligado a eventos inesperados, revelações e rebeliões;
- Plutão: é a transformação, a morte, o renascimento e o poder;
- Nodos Norte e Sul: estes pontos matemáticos num mapa estão sempre opostos um ao outro. O nódulo norte age como uma estrela do norte astrológica, ou o caminho cármico que se deve seguir nesta vida. Enquanto o nódulo sul é aquilo em que já é bem versado, talvez como resultado de uma experiência de vida anterior ou passada;
- Signo ascendente/Ascendente: O signo que ascendeu no horizonte oriental na altura do seu nascimento é considerado o seu ascendente. Refere-se à imagem que você projeta para o mundo e oferece uma visão das suas capacidades, talentos e estratégias de caminho na vida;
O que o aniversário tem a ver com tudo isso?
O aniversário da pessoa determina qual constelação estava mais visível durante aquela época do ano. Desta forma, esse agrupamento de estrelas “teria” algum tipo de efeito sobre a vida da pessoa.
No entanto, astrólogos levam em consideração muito mais coisas do que a constelação proeminente no nascimento de alguém. Os mapas astrais contabilizam a data de nascimento do indivíduo, a hora, o lugar, o ano e o fuso horário de nascimento. Assim é possível obter os signos que representam cada um dos planetas citados anteriormente.
As características astrológicas do indivíduo não são formadas apenas pelo signo do dia em que nasceu, mas também por aqueles que ocupavam outras posições do mapa nesse momento. Por exemplo: uma pessoa com sol em peixes e lua em sagitário tem características diferentes de alguém de peixes com lua em capricórnio.
Confira a seguir os principais signos, suas constelações e a data referente a eles:
- Áries, 21 de março a 19 de abril, constelação do carneiro;
- Leão, 23 de julho a 22 de agosto, constelação do leão;
- Sagitário, 22 de novembro a 21 de dezembro, constelação do arqueiro;
- Touro, 20 de abril a 20 de maio, constelação de touro;
- Virgem, 23 de agosto a 22 de setembro, constelação de virgem;
- Capricórnio, 22 de dezembro a 19 de janeiro, constelação do bode do mar;
- Gêmeos, 21 de maio a 20 de junho, constelação de gêmeos;
- Libra, 22 de setembro a 23 de outubro, constelação da balança;
- Aquário, 20 de janeiro a 18 de fevereiro, constelação do aguadeiro;
- Câncer, 21 de junho a 22 de julho, constelação do caranguejo;
- Escorpião, 23 de outubro a 21 de novembro, constelação de escorpião;
- Peixes, 19 de fevereiro a 20 de março, constelação de peixes.