Atemoia é uma fruta pouco conhecida, mas muito saborosa e cheia de benefícios para a saúde
A atemoia é uma fruta híbrida entre a chirimoia e a fruta-pinha ou fruta-do-conde (Annona squamosa L.), da família das anonáceas. Em outras palavras, ela é resultado do cruzamento entre as duas espécies arbóreas. Trazida para o Brasil na década de 1960, hoje seus cultivos são feitos principalmente nas regiões Sudeste e Nordeste do país.
Além de saborosa, doce e suculenta, a atemoia (nome científico: Annona cherimola Mill.) tem diversas propriedades nutricionais: ela é uma das mais ricas em ferro, além de compostos antioxidantes que auxiliam a combater os radicais livres. A ingestão de uma atemoia de 300 gramas fornece, em média, 20% do potássio e 50% do cobre em termos de necessidades diárias.
Quais são os benefícios da atemoia?
Ajuda a regular o intestino
Rica em fibras, a atemoia ajuda a manter o correto funcionamento do intestino. Essas fibras oferecem sensação de saciedade, equilibram a absorção dos nutrientes mais importantes e ajudam a diminuir a absorção de açúcar e gorduras, ideal para quem tem diabetes ou colesterol alto.
É uma ótima fonte de energia
A atemoia tem 243 calorias em uma unidade de 250 g. Devido à grande quantidade de carboidratos encontrada em sua polpa branca, ela proporciona energia rápida, sendo assim indicada para o consumo no dia a dia dos atletas e pessoas que praticam atividades físicas. No entanto, ela deve ser consumida com moderação, principalmente por quem está querendo perder peso, já que é bastante calórica.
Controla a pressão
Por conter bastante potássio em sua composição, a atemoia auxilia na redução da pressão arterial, já que este mineral é um vasodilatador natural. Uma dieta rica em potássio também é ótima para atletas, já que o elemento químico é muito útil na recuperação dos músculos e para evitar cãibras.
Atemoia ajuda na recuperação de gripes e resfriados
Fonte de vitamina C e compostos com ação anti-inflamatória, a atemoia auxilia na recuperação de gripes e resfriados. Além disso, a vitamina C potencializa a absorção de ferro dos alimentos (vantagem para os anêmicos), participa do processo de cicatrização da pele e reduz a suscetibilidade a infecções.
A atemoia pode ajudar a prevenir o câncer
Uma pesquisa realizada na Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA) da Unicamp, em Campinas (SP), descobriu que a atemoia tem um alto nível de compostos fenólicos, que possuem ação anti-inflamatória e antioxidante que impedem o crescimento de células cancerosas.
Segundo a pesquisadora e professora Maria Rosa de Moraes, a casca é a fração que contém a maior quantidade de compostos bioativos, benéficos para a saúde humana e capazes de prevenir câncer, envelhecimento precoce e algumas doenças degenerativas, como artrite e artrose.
Previne doenças cardiovasculares
As sementes da atemoia contêm ômegas 3 e 6, ácidos graxos insaturados encontrados em alimentos como o azeite. Esses nutrientes são importantes para reduzir o colesterol ruim sem alterar o colesterol bom, o que previne doenças cardiovasculares.
Embora o melhor jeito de ingerir essa fruta doce seja in natura, ela também pode ser usada no preparo de sucos, purês, compotas, geleias e até mesmo ser congelada. Por conter vitamina E, a semente da atemoia também tem grande potencial para fins medicinais e cosméticos, podendo ser utilizada na produção de óleos, por exemplo.
A casca e as sementes pretas contêm mais nutrientes do que a polpa, portanto, para aproveitar seus benefícios, elas podem ser trituradas e colocadas sobre iogurtes, frutas, saladas e sorvetes.