ATL 2025: terras indígenas registram apenas 3% do desmatamento nos últimos 13 anos

Compartilhar

Por Imazon | A 21º edição do Acampamento Terra Livre (ATL), maior encontro de mobilização indígena do país, ocorreu entre os dias 7 e 11 de abril de 2025, em Brasília. Além disso, o evento marca os 20 anos da Articulação dos Povos Indígenas (APIB).

Conforme dados do Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD) do Imazon, as terras indígenas são os territórios com a menor derrubada na Amazônia. De 2012 a 2024, elas tiveram 1.825 km² desmatados, apenas 3% de toda a devastação registrada na região.

Tabela: Reprodução Imazon

Esse é o menor percentual de desmatamento da Amazônia, inclusive apenas entre as áreas protegidas, que além das terras indígenas (TIs) também incluem unidades de conservação estaduais (UCE) e federais (UCF).

Gráfico: Reprodução Imazon

Ou seja: as terras indígenas funcionam como barreiras para o avanço do desmatamento na Amazôniao que contribui para combater as mudanças climáticas e suas consequências.

Este texto foi originalmente publicado pelo Imazon, de acordo com a licença CC BY-SA 4.0. Este artigo não necessariamente representa a opinião do Portal eCycle.

Bruna Chicano

Cientista ambiental, vegana, mãe da Amora e da Nina. Adora caminhar sem pressa e subir montanhas.