Por IPAM – Realizado em 9 de março de 2022, o primeiro “Diálogo sobre a sustentabilidade e a rastreabilidade das cadeias da carne bovina e do couro” teve como foco “O papel da análise prévia de conformidade e risco (due diligence) na regularização das cadeias de valor da carne e couro”. A ação faz parte de uma iniciativa maior financiada pela União Europeia, através do Programa AL INVEST Verde, em parceria com o IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia).
O diálogo reuniu, em formato virtual, mais de 40 atores relevantes, representando o setor público brasileiro (no âmbito federal e estadual), a Comissão Europeia, organismos internacionais, atores do mercado das cadeias de valor da carne bovina e do couro (frigoríficos, varejistas, importadores), agentes de certificação, academia e sociedade civil da Europa e do Brasil.
Neste primeiro diálogo técnico, os participantes apresentaram seu entendimento sobre os desafios e oportunidades na implementação da análise das cadeias da carne bovina e do couro como ferramenta para melhorar a sustentabilidade e reduzir o desmatamento. Após uma introdução sobre o processo e os recentes desenvolvimentos regulatórios na União Europeia e no Brasil, os participantes discutiram a relevância e o impacto do processo de due diligence nessas cadeias e potenciais canais de cooperação.
Os participantes destacaram a relevância da discussão para a economia ligada à pecuária e aos compromissos para mitigar as mudanças climáticas e reduzir o desmatamento. Ressaltaram a importância de se conhecer as origens e a complexidade da questão do desmatamento no Brasil, além da necessidade de parcerias público-privadas para a implantação de sistemas de rastreabilidade que permitam rastrear os produtos, desde a fazenda até os consumidores. O diálogo também se concentrou em como a ferramenta de due diligence deve se adequar às condições específicas de cada cadeia de valor e na importância de adotar medidas que incentivem os agricultores a aumentar a produtividade e proteger as florestas nativas.
Fique por dentro
O objetivo geral desta iniciativa é contribuir para a identificação e promoção de práticas coletivas e parcerias entre os principais stakeholders para fomentar a sustentabilidade das cadeias de valor da carne bovina e do couro. Os próximos dois diálogos ocorrerão no primeiro semestre de 2022. No dia 20 de abril, o encontro discutirá o acesso à tecnologia para a sustentabilidade nas referidas cadeias e, no dia 18 de maio, os participantes discutirão a rastreabilidade como ferramenta para melhorar a sustentabilidade. Os resultados desses diálogos serão apresentados em um evento final, aberto ao público, em junho de 2022.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais