Medida começa a valer a partir do dia 18 de outubro de 2015
Imagens: Leon Rodriguez / Secom
A Prefeitura de São Paulo informa que a partir do próximo dia 18, a avenida Paulista será aberta todos os domingos a pedestres e ciclistas, das 9h às 17h. A decisão aconteceu após diversas reuniões e acordo com o Ministério Público.
O acesso dos moradores locais às suas residências fica garantido, tanto para sair quanto para entrar, além do acesso a todos os hospitais da região. Os moradores serão acompanhados por agentes da CET até a primeira esquina onde possa haver a conversão e terão que respeitar a velocidade máxima de 10 km/h.
Com relação aos hospitais, a maioria dos acessos será por ruas transversais, e no caso do Santa Catarina e do Clube Homs, haverá faixa de acesso exclusiva. A operação será planejada e sinalizada para garantir a segurança de todos que forem ao local, além da fluidez do trânsito na região.
A avenida Paulista é a primeira entre as demais ruas que deverão ser abertas aos domingos. A previsão é que outras vias em regiões periféricas, que estão em processo de audiência pública, tenham uma rua para lazer aos domingos.
Na época da inauguração da ciclovia da avenida, a prefeitura já alegava a possibilidade de restringir o trânsito de veículos no local. Além do benefício de proporcionar nova área de lazer, é possível que a poluição seja reduzida no local, assim como ocorreu em Paris.
Fonte: Prefeitura de São Paulo
Veja também:
–Na capital paulista, 40% dos ciclistas começaram a pedalar há menos de um ano
–Ciclovia da av. Paulista é inaugurada com milhares de pessoas. Via pode ser fechada aos domingos