O uso de babosa na pele pode ser benéfico para a saúde. A babosa, conhecida como aloe vera, quando usada na pele pode proporcionar ação cicatrizante, anestésica, antitérmica, antimicrobiana, antioxidante, anti-inflamatória e hidratante. O uso tópico da babosa, cientificamente conhecida como Aloe succotrina, é bastante simples.
A Aloe vera é uma planta conhecida por benefícios como efeito calmante, cicatrizante, anestésico, anti-térmico e anti-inflamatório, além de ser ótima para hidratar cabelos e pele, pois estimula a produção de colágeno. Confira seus incríveis benefícios.
O gel de babosa pode ser utilizado na forma de compressa ou aplicado diretamente na área afetada da pele. Ele tem propriedades antitérmicas (ajuda a baixar a febre) e anestésicas (alivia dores musculares e ósseas).
A planta é rica em propriedades anti-inflamatórias (combate infecções e age como cortisona no organismo, porém sem efeitos colaterais). Quando aplicada no couro cabeludo, a babosa pode ajudar na prevenção de problemas como a queda de cabelo. Já usar babosa no rosto pode aumentar a produção de colágeno, eliminando linhas finas e outros sinais de envelhecimento precoce.
O gel também funciona como cicatrizante, pois penetra nas três camadas da pele, facilitando a cicatrização de queimaduras e machucados. Em casos mais graves, consulte um médico e pergunte se ela fará efeito ou não. O uso da babosa em produtos cosméticos e de uso externo é liberado pela Anvisa.
Além disso, de acordo com um estudo, aplicar babosa na pele é indicada para aliviar os sintomas do eczema (também chamado de dermatite atópica). Um outro estudo descobriu que uma pomada contendo uma mistura de babosa e camomila pode ajudar a aliviar os sintomas da dermatite causada por fraldas.
Combinar tratamentos pode aumentar a eficácia da babosa na pele. Confira algumas opções:
Normalmente é seguro aplicar babosa na pele, mas pode haver reações cutâneas leves, como coceira ou ardor em algumas pessoas.
Para evitar efeitos colaterais, é muito importante que você primeiro aplique o gel da planta em um pequeno pedaço de pele e verifique se há sinais de irritação ou alergia.
Se não houver sinais de efeitos colaterais em um dia, use-o em uma área maior. Mas, se você está apresentando algum problema de pele como o eczema, lembre-se de procurar ajuda médica antes de usá-la.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais