Banana madura ou verde: qual é a melhor opção?

Compartilhar

Banana madura ou verde? As bananas são frutas populares da dieta brasileira e são ricas em benefícios para a saúde, mas a forma como cada pessoa gosta de saboreá-la muda. Alguns preferem bananas verdes, enquanto outros acreditam que a melhor maneira de comer a fruta é quando ela está madura e bem docinha.

Em ambos os casos, a banana é repleta de nutrientes, como vitaminas e minerais, que contribuem para a manutenção da saúde humana. Porém, existe uma pequena diferença entre o consumo da banana madura e a verde. Enquanto a primeira serve para receitas, a segunda pode ser a melhor alternativa para pessoas com diabetes. Saiba mais:

Bananas: 11 benefícios incríveis

Banana madura ou não? Qual escolher?

Banana verde

Pessoas que sofrem com diabetes podem se beneficiar do consumo da banana verde. Isso porque as frutas são naturalmente repletas de açúcar. No entanto, a banana que ainda não está madura não transformou o amido em açúcar — realizado por enzimas presentes em sua composição.

Cerca de 80 a 90% de todo o carboidrato na composição da banana é amido, que conforme a fruta envelhece, é transformado em açúcar. Sendo assim, se você quer evitar os altos níveis de glicose no sangue, opte por uma banana mais verde.

A banana verde também é rica em bactérias probióticas, que quando ingeridas contribuem para a proliferação de bactérias benéficas no sistema digestivo. Ela contém uma alta concentração de fibras, que aumentam a sensação de saciedade, logo ajuda a perder peso, e previne condições como constipação.

Contras da banana verde:

  • São amargas e difíceis de digerir devido ao seu baixo índice glicémico;
  • Têm um baixo teor de antioxidantes em comparação com a variedade madura, já que os níveis dessas substâncias aumentam conforme a fruta envelhece;
  • As bananas verdes também são conhecidas por causarem inchaço e gases devido ao alto teor de amido;
Antioxidante: o que é e onde encontrá-lo?

Banana madura

Em contrapartida, a banana madura tem uma menor quantidade de amido, já transformado em açúcar, e por isso é mais fácil de ser digerida. Pessoas com dificuldades de digestão podem optar por essa opção para a alimentação. Por ter uma alta concentração de açúcar, a banana marrom é ideal para a preparação de sobremesas e vitaminas, que não precisam de  mais açúcar. 

Outro fator importante é que, como as bananas maduras contém mais antioxidantes, elas são boas para uma alimentação antienvelhecimento e anticancerígena. Isso graças ao fato de que elas favorecem a produção de uma substância conhecida como fator de necrose tumoral, que ajuda a prevenir o câncer.

Contras do consumo de bananas maduras

  • Estudos apontam que bananas maduras perdem micronutrientes conforme envelhecem;
  • São mais doces e por isso podem fazer mal para pessoas com diabetes tipo 2;

Por fim, não existe regra para o consumo de banana madura ou não, já que ambas oferecem benefícios para o organismo. Cabe ao consumidor escolher qual a melhor alternativa para sua alimentação.

Como diferenciar a banana madura da verde na hora de comprar?

Na hora de escolher a banana fique atento a sua aparência, quanto mais verde-amarelada é a sua caca, mais verde ela é. O contrário acontece quando ela é madura, sua casca assume um tom amarelo-marrom. Além disso, as frutas menos maduras são mais firmes e amargas.

Ana Nóbrega

Jornalista ambiental, praticante de liberdade alimentar e defensora da parentalidade positiva. Jovem paraense se aventurando na floresta de cimento de São Paulo.

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais