Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Comer uma banana verde por dia pode ajudar a evitar alguns tipos de câncer, alerta pesquisa

A banana verde é a forma não madura da banana amarela comum. Tipicamente consumida cozida em pratos salgados, ela pode oferecer diversos nutrientes e vitaminas do complexo B assim como a sua forma madura. No entanto, possui algumas diferenças da fruta comum. 

Diferentemente da banana amarela, a banana verde não é tão doce e pode ser amarga dependendo de sua variedade. Além disso, ela também é mais firme e rica em amidos, que são convertidos em açúcar durante o processo de amadurecimento. 

De fato, bananas verdes são compostas por 70 a 80% de amidos, enquanto as bananas maduras possuem apenas 1% desse composto. Os amidos presentes nessa fruta são amidos resistentes, que não são digeridos no intestino delgado — portanto, são classificados como fibras dietéticas. 

Amadurecimento da banana: quando consumi-las?

Nutrição da banana verde

Embora o perfil nutricional exato das bananas verdes não esteja disponível, acredita-se que a fruta contém os mesmos micronutrientes que sua versão madura. Uma banana amarela média possui: 

  • Fibras: 3 gramas
  • Potássio: 9% dos Valores Diários recomendados (VD)
  • Vitamina B6: 25% dos VD
  • Vitamina C: 11% dos VD
  • Magnésio: 7% dos VD
  • Cobre: 10% dos VD
  • Manganês: 14% dos VD

Uma das únicas diferenças entre a banana amarela e a verde é o seu conteúdo de fibras, uma vez que a banana verde é rica em amidos que são convertidos em fibras dietéticas. Em adição, as bananas possuem cerca de 105 calorias, em que mais de 90% são derivadas de carboidratos. 

Quais são os benefícios da banana verde? 

A banana verde possui diversos benefícios para a saúde. Confira: 

Ajuda a saúde digestiva

A pectina e os amidos resistentes presentes na banana verde, por não serem completamente digeridos, alimentam as bactérias benéficas do intestino. Assim, possuem um efeito probiótico no organismo.

As bactérias da microbiota intestinal fermentam esses tipos de fibra, produzindo butirato e outros ácidos graxos benéficos de cadeia curta — que auxiliam em diversas complicações do sistema digestivo. 

O conteúdo de fibras da banana verde também é capaz de auxiliar no trânsito intestinal e na formação do bolo fecal. 

Auxilia a saúde do sangue

Assim como a banana amarela, a banana verde é rica em potássio, um mineral essencial para a saúde do sangue. Ele age como um vasodilatador, diminuindo a tensão dos vasos sanguíneos e das artérias e contribuindo na regulação da pressão sanguínea. 

Similarmente, a pectina e os amidos da banana verde ajudam no controle do açúcar no sangue após as refeições. Além disso, o baixo índice glicêmico da banana verde é menor do que a banana madura, atingindo apenas 30. 

Benéfica para a perda de peso

Devido ao alto conteúdo de fibra dessa fruta, acredita-se que ela pode ser benéfica para a perda de peso. Além de aumentar a sensação de saciedade, essas fibras também podem retardar o metabolismo, o que faz com que o indivíduo sinta menos vontade de comer. 

Pode ser um alimento anticancerígeno 

Uma pesquisa publicada no Cancer Prevention Research comprovou que alimentos ricos em amido resistente, como a banana verde, podem ter potencial anticancerígeno. Os especialistas das universidades de Newcastle e Leeds analisaram pacientes com síndrome de Lynch após o consumo de uma dose diária de amido resistente, equivalente a uma banana verde, por uma média de dois anos.

E, embora o suplemento não tenha mostrado a redução do risco de câncer de intestino, a dose reduziu o risco de desenvolvimento de câncer em outras partes do corpo em até 60%. Esse efeito foi mais proeminente em cânceres gastrointestinais superiores, como câncer de esôfago, estômago, vias biliares, pâncreas e duodeno.

De acordo com o acompanhamento do estudo, esses efeitos protetores podem durar até 10 anos após a interrupção do consumo da dose. Nesse período, apenas cinco pacientes apresentaram novos casos de câncer gastrointestinal superior entre os 463 participantes que tomaram o amido resistente em comparação com 21 entre os 455 que tomaram o placebo.

bananas verdes em uma bananeira
Foto de Aleksandar Popovski na Unsplash

Qual a melhor forma de consumir banana verde? 

O consumo da banana verde pode variar de acordo com o gosto de cada pessoa. Enquanto ela pode ser consumida em sua forma in natura, muitas pessoas acham o seu sabor um tanto desagradável, principalmente por ser mais amarga que a fruta madura. Por outro lado, elas também podem ser adicionadas à vitaminas e outros sucos, não alterando completamente o seu gosto, mas contribuindo com os seus nutrientes. 

Além disso, a banana também pode ser utilizada para fazer biomassa de banana. Confira os benefícios da biomassa de banana verde feita na panela de pressão na nossa matéria: 

biomassa de banana verde
Entenda como fazer biomassa de banana verde

Muitas pessoas também fazem o consumo da banana verde cozida. Em pratos salgados, ela pode substituir a batata na composição de receitas diferentes. 

A banana verde faz mal? 

Apesar de serem considerados alimentos saudáveis, o consumo dessas frutas pode resultar em alguns efeitos adversos, principalmente no sistema digestivo. Muitos relatam sintomas digestivos após a sua ingestão, como: 

  • Inchaço
  • Gases
  • Constipação

Adicionalmente, pessoas com alergia ao látex também devem evitar o consumo da fruta, uma vez que ela contém proteínas semelhantes às proteínas causadoras de alergia ao látex. 

Em geral, a sua ingestão é segura em moderação, mas deve ser evitada após qualquer efeito adverso. 


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais