Como fazer banho de assento com bicarbonato?

Compartilhar

O banho de assento com bicarbonato é uma técnica antiga utilizada para a limpeza do períneo, a área entre o canal vaginal, ou escroto, e o anus. A prática pode ser adotada apenas com o intuito de fazer uma limpeza rotineira, para a retirada de sujeira na região genital, ou para aliviar os sintomas da candidíase e outras infecções.

A candidíase é uma infecção causada pelo fungo Candida Albicans, que resulta em inchaço, coceira, vermelhidão, corrimento anormal, ardência e dor na região íntima. Para preparar o banho de assento para candidíase com bicarbonato, basta ficar sentado em uma bacia cheia de água fria, ou morna, por pelo menos 15 a 20 minutos. 

Além de auxiliar no tratamento da candidíase e melhorar os sintomas, como coceira, o banho de assento com bicarbonato ajuda a reduzir as chances de infecção, suaviza a pele e ainda aumenta a circulação sanguínea na área, o que beneficia a cicatrização. Por fim, as propriedades do banho também ajudam a aliviar os sintomas de hemorroidas

Banho de assento para candidíase

Para que serve bicarbonato em banho de assento?

Imagem de NatureFriend por Pixabay

O bicarbonato de sódio é usado há muito tempo como um remédio para o tratamento de infecções do trato urinário, por conta de suas propriedades anti-inflamatórias. Ele é conhecido por equilibrar o pH da urina, mantendo a uretra saudável e reduzindo a acidez da vagina. Além disso, alguns estudos apontam a eficácia do bicarbonato no combate a bactérias como a Escherichia coli.

Por esse motivo, o banho de assento com bicarbonato é uma das alternativas usadas para o cuidado da região íntima. Outro fator importante é que a preparação desse banho de assento é fácil, já que o bicarbonato de sódio pode ser comprado em qualquer venda de alimentos e a sua diluição na água é rápida.

Para saber preparar o banho de assento com bicarbonato confira a receita a seguir:

O que é vaporização uterina?

Como fazer banho de assento com bicarbonato

Ingredientes

  • 4 ou 5 colheres de sopa de bicarbonato de sódio
  • 1 litro de água morna fervida ou uma bacia

Modo de preparo

Dilua as colheres de bicarbonato de sódio na bacia de água fervente e misture bem. Sente sobre a bacia com a região íntima coberta pela mistura, e deixe por cerca de 15 minutos, ou até a água esfriar. 

Quantas vezes posso fazer o banho de assento com bicarbonato?

No caso de limpeza rotineira, é recomendado que o banho de assento com bicarbonato seja feito duas ou três vezes por semana. No entanto, se você for fazer o banho de assento para candidíase, indica-se que a prática seja aplicada pelo menos duas vezes ao dia, enquanto persistirem os sintomas da doença.

O acompanhamento médico em casos de infecções, candidíase e hemorróidas é imprescindível. Mesmo que a aplicação de banho de assento não precise de prescrição médica, o profissional de saúde é responsável por acompanhar o quadro e passar os medicamentos adequados para o tratamento. Importante frisar que o banho de assento com bicarbonato é apenas uma terapia complementar.

Qual o melhor banho de assento com bicarbonato?

O banho de assento também pode ser feito com outros adicionais que trazem benefícios para a saúde íntima. Alguns dos ingredientes que podem incrementar a prática são:

Para saber como preparar o assento com vinagre, e o banho de assento com camomila, confira a matéria: “Aprenda como fazer banho de assento”.

12 benefícios do vinagre de maçã

Banho de assento e banheiras 

O banho de assento pode ser feito com bacias, bidês ou banheiras. Para usar a banheira nessa técnica, é essencial que ela seja limpa antes. 

Depois de limpa, encha até 8 centímetros de água e adicione o bicarbonato de sódio. Não se esqueça de testar para ver se água não está muito quente, o ideal é que esteja morna. Entre na banheira e mergulhe a região íntima por uns 20 minutos. Tente manter os pés e as pernas fora do banho.

Assim que terminar, seque a região com uma toalha de algodão limpa e seca. Não esfregue o períneo, pois pode gerar dor e irritação.

Ana Nóbrega

Jornalista ambiental, praticante de liberdade alimentar e defensora da parentalidade positiva. Jovem paraense se aventurando na floresta de cimento de São Paulo.

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais