O banho de lua é um procedimento estético que consiste no clareamento dos pelos de certa parte do corpo, com pó descolorante e água oxigenada, e esfoliação corporal — para remover as células mortas e deixar a pele macia e hidratada. No verão, é muito popular entre as mulheres que querem realçar o bronzeado e fugir da depilação. No entanto, o banho de lua (também chamado de banho dourado) requer alguns cuidados.
A Food and Drug Administration (FDA) classifica a água oxigenada como segura para humanos, em doses baixas. Mas a organização adverte que a aplicação de água oxigenada na pele pode causar irritação, queimação e formação de bolhas. Além disso, em contato com os olhos, pode queimar a córnea.
Inspirar a água oxigenada em concentrações mais altas também pode causar irritação nas vias aéreas, aperto no peito, rouquidão ou falta de ar. Uma maneira de aliviar o problema é utilizar óleos vegetais ou manteiga de karité para proteger a pele antes de aplicar o produto descolorante e a água oxigenada.
Muitas adeptas preferem realizar o banho de lua em casa, o que pode ser ainda mais perigoso do que procurar um banho de lua profissional, em clínicas de estética. A água oxigenada pode irritar e até queimar a pele, especialmente se você deixar o produto agir por mais do que 20 ou 30 minutos.
Tanto a água oxigenada como o pó descolorante apresentam pH diferente do pH da pele. Por isso, irritações durante o banho de lua são comuns. Não aconselhamos fazer o procedimento em casa, mas, se fizer, procure aconselhamento profissional em caso de:
Nunca ultrapasse o período recomendado na embalagem do produto. Cinco minutos a mais podem ser o suficiente para queimar a sua pele!
Não se exponha ao Sol imediatamente após fazer o banho de lua. As chances de desenvolver manchas e queimaduras graves aumentam exponencialmente diante da exposição ao Sol. Espere pelo menos até o dia seguinte para se bronzear.
Os riscos de desenvolver problemas na pele relacionados ao banho de lua aumentam muito quando os intervalos entre as sessões são curtos. Espere pelo menos de seis a oito semanas para fazer o procedimento novamente.
Gestantes, lactantes e pessoas que têm pele sensível e/ou tendência a alergia não devem realizar o banho de lua. A exposição à água oxigenada também pode agravar problemas respiratórios.
Se, mesmo diante dos riscos, você decidir realizar o banho de lua em casa, não deixe de fazer o teste de alergia. Um dia antes de aplicar todo o produto na pele, passe só um pouquinho da mistura em uma pequena área do corpo (braço, por exemplo). Aguarde de 20 a 30 minutos e retire o produto.
Se a pele começar a picar ou pinicar durante a aplicação, descontinue o processo e retire a mistura imediatamente com água em abundância. Lembrando que o teste não anula as chances de que você tenha uma reação na pele no dia seguinte.
Novamente, não recomendamos passar água oxigenada diretamente na pele, diante dos riscos apresentados. Mas existem alguns cuidados que você pode tomar para reduzir as chances de ter algum problema na pele. Nunca faça o procedimento sem passar um óleo vegetal ou manteiga de karité na pele antes de começar. A ação hidratante desses produtos vai proteger a pele de eventuais irritações e queimaduras (embora não anule o risco).
O tempo do efeito do banho de lua depende do quão rápido o seus pelos crescem. Porém, em geral, acredita-se que ele pode durar de duas a quatro semanas.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais