O banho de Sol é a simples prática de passar alguns minutos debaixo do Sol. Essa atividade pode parecer perigosa, afinal a alta exposição ao Sol pode causar câncer de pele, o melanoma. No entanto, alguns estudos apontam que tomar um banho de Sol, com os devidos cuidados, pode ser essencial para saúde física e mental.
Tomar um banho de Sol não é a mesma coisa que tomar um banho com água. Na verdade, o banho de Sol pode ser feito de diversas maneiras. A mais comum é indo à praia e se deitando sobre a areia, passando alguns minutos debaixo do Sol antes de passar o bloqueador solar (ele impede a ação do Sol na pele).
No entanto, existem outras formas de tomar banho de Sol. Você pode sair para se sentar em sua varanda ou quintal por um curto período de tempo, ou ir caminhar aos arredores de sua casa. Qualquer atividade que envolva passar algum tempo debaixo da luz solar sem bloqueador solar pode ser considerada um banho de Sol.
Uma das principais fontes de vitamina D para o corpo humano é a luz solar. Segundo estudos, cerca de um bilhão de pessoas no mundo tem algum tipo de deficiência da vitamina D. Essa condição que pode ser resolvida com banhos de Sol. Os principais benefícios do banho de Sol, e da vitamina D, presente nele são:
Alguns sintomas de depressão apresentam redução significativa depois do indivíduo gastar algumas horas sob a luz do Sol. Essa luz faz com que o cérebro libere um hormônio chamado serotonina, que promove melhora no humor e sentimentos de calmaria. Esse efeito é significativo até mesmo em pessoas que não são diagnosticadas com depressão.
Tomar banho de Sol pode ajudar na regulação do ritmo circadiano – o relógio interno do ser humano – fazendo com que o corpo comece a relaxar conforme o Sol se põe.
A vitamina D ajuda o corpo a absorver cálcio, que ajuda a fortalecer os ossos e a prevenir osteoporose e artrite.
Estudos mostram que a presença da vitamina D ajuda o organismo humano a lutar contra doenças cardiovasculares, gripe, esclerose lateral amiotrófica, câncer e algumas doenças autoimunes.
Passar muito tempo debaixo do Sol sempre tem seus riscos. Isso porque os raios UV têm efeitos negativos na pele humana, quando ela é exposta por muito tempo. Esses raios conseguem causar danos ao DNA humano, fazendo com que as células da pele cresçam de forma descontrolada, podendo eventualmente gerar células cancerígenas.
Além da alta exposição ao Sol causar doenças como melanoma, ela também pode causar irritações e queimaduras. As queimaduras solares são dolorosas e podem ser tanto de primeiro, como de segundo e terceiro grau. Elas também podem levar a um quadro de melanoma no futuro.
Erupção polimorfa à luz, também conhecida como intoxicação por luz solar, pode acontecer quando alguém toma muito banho de Sol. Nesse caso, a pele do indivíduo apresenta pequenas bolhas vermelhas no peito, nos braços e nas pernas.
O primeiro passo para um banho de Sol seguro é reduzir o seu tempo no Sol por até vinte minutos. Se você pretende reduzir seus riscos de queimadura solar, o melhor é tomar um banho de Sol de cinco até dez minutos. Alguns estudos sugerem que é mais danoso tomar muito Sol de uma vez, do que se expor aos poucos.
Outras dicas importantes são:
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais