Nada melhor que tomar um banho relaxante antes de dormir para se recuperar da agitação do dia a dia. Se você tem banheira em casa e uma rotina corrida, experimente reservar um tempo para cuidar do corpo e da mente com um bom banho! A combinação de água morna, sais de banho e óleos aromáticos é ideal para se desligar dos problemas cotidianos e criar um ambiente agradável para desfrutar de uma boa noite de sono.
O banho relaxante é um método fácil, prático, e às vezes é necessário para reduzir estresse, a ansiedade, se livrar de dores de cabeça e promover o bem-estar geral. A alta temperatura da água ajuda a relaxar os nervos tensos e renova as energias depois de um dia cansativo. Se você sofre de insônia, o resultado pode ser ainda melhor. De acordo com um estudo conduzido por pesquisadores da Universidade do Texas, nos Estados Unidos, tomar um banho quente antes de dormir melhora significativamente a qualidade do sono.
Veja algumas dicas para aproveitar antes de iniciar o seu banho relaxante:
Procure uma área de banho livre de desordem. Em seguida, acenda velas perfumadas e diminua as luzes, se for possível. Coloque uma toalha de mão enrolada ou almofada de banho na cabeceira da banheira para apoiar a cabeça e o pescoço quando entrar. Escolha uma playlist com músicas bem relaxantes, como música clássica.
Provavelmente você achará seu banho relaxante mais agradável se estiver totalmente limpo ao entrar na água, sem a obrigação de lavar os cabelos e se higienizar como de costume.
Preparar-se para o banho perfeito significa ter tudo pronto para a hora de sair. Tenha um roupão de banho e toalhas à disposição e certifique-se de que não haja luzes fortes ou trabalho extra esperando por você na saída do banheiro.
A temperatura correta varia de pessoa para pessoa. Não adianta deixar a água muito quente, por exemplo, se você se incomoda com o calor. Mas, se o objetivo é relaxar, evite a água muito fria e nem pense em entrar numa banheira gelada nesses momentos: as baixas temperaturas são “despertadores” naturais, e provavelmente será muito mais difícil para você pegar no sono depois de passar um tempo na água fria.
Encha a banheira o máximo que puder, sabendo aproximadamente quanto falta para garantir que, quando você entrar, a água não transborde. Quanto mais profundo o banho, melhor. Você deseja entrar em uma banheira totalmente aberta, não sentar enquanto ela está enchendo.
O período ideal para relaxar os músculos e a mente é de 15 a 30 minutos. Não há nada que o impeça de ficar por mais tempo, mas tenha em mente que isso pode ressecar sua pele.
Para uma pele perfeitamente limpa e uma limpeza eficaz, recomendamos não limpar o rosto no banho, especialmente se você adicionou óleos essenciais ou sais de Epsom. Apenas deite e relaxe. Também não há necessidade real de respingar água fria em seu rosto após um banho quente, mas você pode querer fazer isso para se sentir totalmente rejuvenescido. Também ajudará a fechar os poros.
Enquanto aprecia seu banho relaxante, você pode massagear as regiões do seu corpo mais afetadas pelo estresse do dia a dia: rosto, pescoço e pernas, por exemplo. Faça movimentos circulares, utilizando o óleo de sua preferência.
Enquanto você enche a banheira, adicione seu sabonete líquido preferido, mas dê preferência a produtos que contenham ingredientes relaxantes, como a lavanda. Se preferir, você pode fazer sua própria espuma misturando sabonete de castela líquido, glicerina vegetal, um pouco de açúcar branco e algumas gotas do seu óleo essencial favorito.
Pingar algumas gotinhas de óleo essencial na água pode deixar o seu banho relaxante para dormir ainda melhor. Escolha com sabedoria para garantir que não irrite a sua pele. Evite produtos como hortelã-pimenta, canela, árvore do chá ou tomilho e, em vez disso, opte por opções calmantes de camomila, lavanda ou rosa, bergamota, laranja, manjericão, camomila e cedro, que ajudam a relaxar.
O sal de Epsom, também conhecido como sal amargo, é o mais indicado como sal de banho, mas você pode utilizar sal grosso ou sal marinho também. Misture com o óleo de sua preferência e, se quiser, adicione alguma erva com propriedades relaxantes. Você também pode usar somente o sal durante o banho, polvilhando duas xícaras cheias na banheira.
Algumas ervas secas podem auxiliar na sensação de relaxamento. Plantas que você usaria em chás calmantes, por exemplo, podem ser adicionadas à água do banho. Se não tiver uma banheira, faça um sachê e pendure no chuveiro com as ervas de sua preferência. Entre as ervas recomendadas estão a camomila, lavanda (ou alfazema), sálvia, alecrim e tomilho.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais