Barata d’água: o que é e características

Compartilhar

A barata d’água (Lethocerus americanus) é um inseto da família Belostomatidae e o maior da ordem Hemiptera presente nos Estados Unidos e no Canadá, podendo alcançar até 12 centímetros. Animais aquáticos, essas baratas habitam lagoas de água doce, pântanos e córregos.

Geralmente escondida em vegetações abaixo da superfície, a barata d’água é um predador aquático em corpos de água em movimento lento.

Ela também é conhecida por sua picada — substancialmente dolorida, embora não-tóxica. Esses animais geralmente entregam suas picadas entre os dedos dos pés de seres humanos, assim, recebendo o nome popular de “toe biter”, ou “mordedor de dedo do pé” em tradução livre. 

Conheça os insetos que você vai comer no futuro

Alimentação

A barata d’água possui pernas raptoriais, ou seja, adaptadas para pegar suas presas. Após a captura, o inseto usa suas peças bucais perfurantes-sugadoras para injetar uma saliva digestiva venenosa em suas presas — que possibilita que o animal sugue os restos liquefeitos.

Eles se alimentam de animais como girinos, pequenos peixes e sapos, insetos e outros artrópodes. Também são vistos como benéficos aos seres humanos frequentemente, uma vez que consomem larvas de mosquitos. 

Características 

As baratas d’água são frequentemente confundidas com baratas normais, ganhando seu nome. No entanto, não possuem as antenas características do inseto terrestre. 

Embora seja um animal predominantemente aquático, a barata d’água não respira em ambientes aquáticos, e sim através de pequenos orifícios na parede do corpo do animal que se conectam às traqueias. O animal possui formações projetadas do seu tronco, responsáveis pela captura de oxigênio. 

Também conhecidos como “insetos de luz elétrica” no Hemisfério Norte, a barata d’água é comumente atraída por luzes artificiais durante a noite, podendo ser encontrada em piscinas e outros ambientes mais urbanos.

Imagem editada e redimensionada de Virginia State Parks, disponível em Flickr sob a licença CC BY 2.0

Esses insetos também invertem os papéis “típicos” no cuidado parental. Após o acasalamento, a fêmea bota seus ovos nas costas do macho, que então carrega-os até a eclosão. 

Durante esse período, os insetos machos são responsáveis pelos filhotes, o que os impossibilita de voar e acasalar com outras parceiras. Entretanto, as fêmeas da espécie muitas vezes acasalam novamente.

Curiosidades 

A barata d’água possui alguns mecanismos de defesa “peculiares”. Além de se fingir de morto ao ser ameaçado, o inseto também tem a capacidade de esguichar um fluido de cheiro desagradável do ânus por alguns metros em seus predadores.

Por outro lado, algumas espécies da barata d’água também são especialidades culinárias em áreas do Sul e Sudeste Asiático, onde são fervidos em água salgada e consumidos. 

Júlia Assef

Jornalista formada pela PUC-SP, vegetariana e fã do Elton John. Curiosa do mundo da moda e do meio ambiente.

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais