A barriga de cerveja é uma condição onde a pessoa acumula uma grande quantidade de gordura visceral na região do abdômen, resultando em uma barriga grande e dura. Ela também é conhecida pelo nome de obesidade abdominal e é um problema geralmente encontrado em homens.
Mas a barriga de cerveja é causada apenas pelo excesso do consumo de álcool? É mais complexo que isso.
Na verdade, a obesidade abdominal se refere apenas ao acúmulo de uma grande quantidade de gordura visceral. Porém, devido a fama da cerveja, de ser uma bebida calórica, o nome popular da condição se tornou “barriga de cerveja”.
A verdade é que qualquer hábito não-saudável pode causar a barriga de cerveja. No entanto, quando no organismo, a bebida alcoólica é processada mais rápido do que as outras calorias. Isso porque o álcool é priorizado pelo fígado no processo de limpeza corporal, fazendo o organismo acumular gordura.
Além disso, a cerveja é uma bebida com alto teor calórico — um copo pode ter pelo menos 150 gramas. Por isso, beber cerveja em grandes quantidades gera um aumento considerável da gordura visceral. Sem contar que quando o indivíduo come e toma cerveja ele ingere o dobro de calorias — principalmente porque o álcool aumenta o apetite.
Ou seja, é possível afirmar que o consumo de cerveja pode sim resultar em uma barriga proeminente e dura. Entretanto, não é preciso apenas beber cerveja para desenvolver obesidade abdominal.
Algumas pessoas são mais propensas que outras quando se trata do acúmulo de gordura visceral. Estudos científicos apontam que mulheres têm um menor risco de desenvolver barriga de cerveja, quando comparadas com homens, por exemplo. Esse fator é decorrente do número reduzido de gordura subcutânea em pessoas do gênero masculino — algo encontrado em maiores quantidades em mulheres.
A gordura subcutânea é aquela que fica logo abaixo da pele, responsável pelo aspecto mole da barriga. Como ela tem mais espaço para se acumular, a subcutânea não endurece como a visceral, portanto não pode causar barriga de cerveja.
Além disso, pessoas de idade avançada também são mais propensas a terem barriga de cerveja. O maior risco se dá pela perda de massa muscular, principalmente na região abdominal, que empurra os órgãos do indivíduo para a parte da frente do corpo. Sem contar que idosos tendem a ser menos ativos fisicamente, o que dificulta na hora de perder a barriga.
A principal causa da barriga de cerveja é a prática de hábitos que acumulam gordura visceral, como:
Para saber mais confira a matéria: “Gordura visceral: o que é, como medir e reduzir”.
A barriga de cerveja é um problema para o corpo, pois é causada pelo acúmulo de gordura visceral, que fica ao redor dos órgãos internos, e pode gerar uma série de doenças graves. Devido a sua influência na região interna do corpo, a gordura visceral pode culminar em síndrome metabólica. O termo se refere a uma série de riscos de doenças graves que se desenvolvem no organismo.
Algumas das condições que podem resultar do acúmulo de gordura abdominal são:
Para evitar que a barriga de cerveja se torne um problema tão grande é preciso iniciar hábitos para eliminá-la. Desta forma você se mantém em forma, saudável e sem os riscos de desenvolver doenças mais graves, como as citadas acima.
Não existe dieta milagrosa para perder a barriga de cerveja. O correto na hora de combater esse ganho de peso indevido é mudar o estilo de vida, seja adotando atividades físicas na rotina ou mudando o cardápio. Confira a seguir algumas dicas que podem ajudar a reduzir a barriga de cerveja:
Quando você decidir perder sua barriga de cerveja não deixe de conversar com um profissional especializado, geralmente um nutricionista. Ele pode ajudar na hora de montar a dieta para perder peso e indicar a melhor atividade física para o seu caso.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais