A baunilha natural é um aromatizante extraído das vagens de certas orquídeas. A espécie mais comum usada para este tipo de extração é a Vanilla planifolia, uma orquídea do gênero Vanilla nativa do México. Apesar de ser originária da América Central, a maior parte da produção de baunilha (75%) é realizada em Madagascar.
O uso dessa especiaria se popularizou no século XVI, com os colonizadores espanhóis. As vagens da planta podem ser usadas em receitas, perfumes e produtos farmacêuticos.
A fava de baunilha é uma das iguarias mais caras do mundo, ao lado do cardamomo e do açafrão. O preço do “sabor baunilha” pode ser explicado devido a sua produção intensa e cansativa, que precisa de cuidados extras, diferente do seu aroma artificial, que é encontrado facilmente em mercados a preços baixos.
Como a baunilha é cultivada com muito trabalho e um produto de alta demanda, existem alternativas mais baratas, como a baunilha sintética que é feita a partir da polpa da madeira, mas, apesar do sabor semelhante, esta não tem as mesmas propriedades do extrato natural da planta
A baunilha é produzida por meio da polinização das orquídeas à mão. E suas vagens são amadurecidas, colhidas, secas e congeladas para manter seu sabor e aroma característico. As vagens da baunilha costumam ter de cinco a 22 centímetros de comprimento, e são consideradas de alta qualidade quando são bem grandes.
Alguns dos nutrientes que a baunilha contém são:
Cálcio: 0.46 miligramas;
Magnésio: 0.50 miligramas;
Fósforo: 0.25 miligramas;
Potássio: 6.22 miligramas;
A baunilha é rica em antioxidantes, o que pode auxiliar na prevenção da quebra de células e tecidos do corpo. Devido a essas propriedades, e ao seu potencial antibacteriano, a baunilha pode ajudar na proteção do sistema imunológico. A ação dos antioxidantes no organismo humano ajuda a reduzir o estresse oxidativo, e faz com que seja mais fácil para o corpo se recuperar de uma lesão ou uma doença.
A baunilha tem sido usada como uma forma de reduzir inflamações há muito tempo. O seu uso é efetivo não apenas na inflamação do fígado — quando se trata de pessoas que bebem álcool com frequência — mas também em casos de artrite, gota e outras condições inflamatórias. A substância responsável pelas propriedades anti-inflamatórias da baunilha é a vanilina, produto muito usado na indústria farmacêutica.
Um estudo, publicado pela revista Flavor Journal, mostrou que a vanilina tem impacto significativo na redução dos níveis de colesterol no corpo humano. A baunilha pode ser usada para reduzir o risco de ataques cardíacos e derrames. A redução no colesterol pode prevenir aterosclerose, inflamação nas artérias e acúmulos de sangue.
As propriedades anti-inflamatórias da baunilha também têm impacto na prevenção de acne. A natureza antibacteriana do extrato de baunilha ajuda a eliminar infecções subcutâneas e a acelerar o processo de cura da pele. Além disso, a substância melhora a aparência de cicatrizes deixadas por espinhas ou cravos.
O extrato de baunilha consegue reduzir os sintomas de um resfriado, gripe ou infecção respiratória. A substância trabalha revestindo a garganta e proporcionando um efeito anestésico na região, quando ela é misturada com água quente (chá) e consumida. As propriedades antibacterianas eliminam a infecção ou doença respiratória, melhorando a tosse e a garganta inflamada.
Existem diversas maneiras nas quais a baunilha consegue ajudar a manter uma digestão saudável. Através do tempo, a baunilha foi usada como uma planta medicinal que ajuda a melhorar sintomas de náusea. O consumo do chá de baunilha ajuda a reduzir inflamação na garganta, prevenir vômitos, diarreia e queimação de estômago irritado.
Existem estudos que apontam a baunilha como uma auxiliar na perda de peso, devido às suas propriedades de suprimir o apetite. O fato do extrato de baunilha reduzir os níveis de colesterol faz com que o metabolismo funcione de maneira mais eficiente, dando um suporte efetivo na perda de peso.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais