Beldroega: “erva daninha” é comestível e aliada na adaptação climática

Compartilhar

Beldroega, porcelana, verdolaga, purslane, onze-horas, baldroega ou beldroega-comum, também chamada cientificamente de Portulaca oleracea, é uma Planta Alimentícia não Convencional (PANC) silvestre de folhas suculentas e flores coloridas.

Peixinhos-da-horta: benefícios e como fazer

Ela é originária da Índia, do Oriente Médio e do sul da Europa, mas se espalhou pelo mundo devido aos seus usos culinários e medicinais. 

As folhas da beldroega têm um sabor ácido e podem ser consumidas cruas ou cozidas junto de seu caule. Suas flores, raízes e sementes também podem ser ingeridas. 

Devido as suas características adaptativas, que a tornam resistente às secas, cientistas acreditam que a beldroega pode ajudar a humanidade a se adaptar às mudanças climáticas.

Dente-de-leão: o que é e benefícios

Ervas daninhas são aliadas da adaptação climática

A Terra está sofrendo com secas como nunca antes. De acordo com um relatório publicado pelas Nações Unidas, o número e a duração de episódios de secas aumentaram quase 30% desde 2000.

Isso significa que é necessário desenvolver estratégias de adaptação climática suficientes para a sobrevivência humana em meio à crise ambiental contemporânea.  

Folha de taioba: benefícios e como fazer

Muitas ervas consideradas “daninhas”, como a beldroega, por serem altamente resistentes às secas e comestíveis, podem ser aliadas da humanidade nesse contexto, tendo sido consideradas plantas climate-friendly.

A beldroega possui duas vias metabólicas que atuam separadamente ao mesmo tempo, tendo desenvolvido uma nova forma de fotossíntese que permite que ela sobreviva em condições quentes e áridas.

Ora-pro-nóbis: o que é, benefícios e receitas

“Esta é uma combinação muito rara de características e criou uma espécie de ‘superplanta’ – que pode ser útil em empreendimentos como engenharia de cultivo”, diz a autora sênior do estudo Erika Edwards, professora de ecologia e biologia evolutiva da Universidade de Yale, em um comunicado à imprensa

Para que serve a beldroega?

A beldroega é uma excelente substituta do espinafre. Mas você ainda pode adicioná-la a tortas, farofas, molhos e pestos, além de usá-la como ingrediente para incrementar pratos como ensopados e feijão. 

Flor de abóbora é comestível e faz bem para saúde

Quem busca como substituir o ovo nas receitas por ser vegano ou alérgico a este ingrediente, pode usar a beldroega como substituta. Quando batidas com água, as folhas de beldroega liberam um gel que atua como ovo no preparo de receitas. 

Stella Legnaioli

Jornalista, gestora ambiental, ecofeminista, vegana e livre de glúten. Aceito convites para morar em uma ecovila :)

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais