A lavagem de roupas pode impactar negativamente o meio ambiente e o bolso do consumidor. Porém, embora contribua para a poluição e emissões de gases do efeito estufa, alguns métodos, como o uso de água fria, podem diminuir esses danos. Desse modo, os benefícios de lavar roupa com água fria podem variar entre a diminuição de impactos ambientais e o mantimento da qualidade dos tecidos.
Mas, afinal, quais são os impactos da lavagem de roupas? Além do alto uso de água, os detergentes usados durante o processo podem ser nocivos à natureza, contribuindo por parte da poluição química que afeta corpos d’água. O uso de máquinas de lavar também já foi apontado como um dos maiores problemas de liberação de microplásticos.
Mesmo que o desperdício de água não seja um dos benefícios de lavar roupa com água fria, o método ainda consegue proporcionar soluções para a poluição pelo uso de microplásticos e pelo uso de energia. Confira:
Máquinas de lavar mais modernas possuem a opção de lavar roupas com água quente, o que estimula os consumidores a utilizar a ação. Entretanto, embora muitas pessoas acreditem que a água quente possa ser melhor para manter a qualidade das roupas, alguns especialistas concordam que a água fria, na verdade, é mais gentil com os tecidos.
A água fria, por exemplo, pode impedir que o tecido encolha e também preserva a sua cor por mais tempo que a água quente.
O uso de água quente também contribui para a liberação de microfibras, que pode desgastar o material e, também, poluir corpos d’água. O fato foi comprovado em uma pesquisa de 2020, onde especialistas conseguiram analisar que a quantidade de microfibras liberadas durante um ciclo frio (25ºC por 30 minutos) foi significativamente menor do que durante um ciclo quente mais longo (40ºC por 85 minutos).
As microfibras são um tipo de microplástico que são quase impossíveis de remover do meio ambiente. Portanto, diminuir o número liberado por carga pode ser uma das soluções mais fáceis de lidar com esse problema.
Por outro lado, na França, por exemplo, foi aprovada uma lei que exige filtros de microplásticos em todas as novas máquinas de lavar até 2025 para que essa poluição seja interrompida.
É estimado que lavanderias domésticas nos EUA produzem cerca de 179 milhões de toneladas métricas de CO2 a cada ano. Porém, cerca de 90% dessa energia gasta durante a lavagem de roupas é derivada da do aquecimento da água.
Isso, além de aumentar os gastos na conta de energia, também contribui para a maior parte de emissões de carbono derivadas do processo.
De acordo com a organização Cold Water Saves, lavar quatro em cada cinco cargas de roupa suja com água fria poderia reduzir as emissões de CO2 em 360 quilos por ano.
Os benefícios de lavar roupa com água fria provam que a prática pode ser aproveitada por todos. Porém, algumas dicas podem facilitar esse processo. Muitos detergentes e sabões utilizados, por exemplo, não são dissolvidos corretamente. Portanto, é recomendável o uso de sabões líquidos para que a lavagem seja otimizada.
Quer aprender como fazer o seu próprio sabão líquido natural para evitar o uso de substâncias químicas? Confira a nossa matéria:
Em caso de manchas, onde o uso de água quente é recomendável na maioria das vezes, especialistas sugerem que o consumidor faça um processo de pré-tratamento Desse modo, as manchas podem sair com maior facilidade e sem a necessidade do uso de uma temperatura alta.
A água quente, entretanto, é necessária em alguns tipos de lavagem de roupas. Toalhas, panos de prato, roupas de baixo e outras peças precisam ser lavadas em temperaturas mais altas para que sua higienização seja feita corretamente.
Nesses casos, o gasto de energia não pode ser solucionado, mas a liberação de microplásticos sim! Para evitar que a lavagem seja responsável por parte da poluição plástica, prefira o uso de materiais biodegradáveis, como algodão e linho.
Quer mais dicas sobre como lavar a roupa sem agredir o meio ambiente? Confira nossa matéria:
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais