A empresa sul-coreana Enlighten desenvolveu um aparelho que reutiliza a bateria dos celulares que não são mais usados pelos usuários e as transforma em uma espécie de carregador portátil de energia.
O dispositivo é compatível com qualquer tipo de bateria e pode carregar desde smartphones até tablets, câmeras digitais e relógios inteligentes. Segundo a empresa, a maioria das baterias descartadas ainda possui 80% de vida útil mesmo após dois anos de uso.
Batizado de Better Re, o aparelho pode ajudar a solucionar o problema da exploração de lítio – metal utilizado na fabricação das baterias, que não acompanhou o volume de aparelhos fabricados ao redor do planeta – e tende a se tornar cada vez mais escasso.
Outra questão importante diz respeito à redução do lixo eletrônico. De acordo com um novo relatório do Programa das Nações Unidas sobre Meio Ambiente (Pnuma) sobre o assunto, a indústria do setor gera, por ano, 41 milhões de toneladas de resíduos de produtos como computadores e telefones celulares.
E a situação deve piorar nos próximos anos. Especialistas dizem que, até 2017, a quantidade de lixo eletrônico deve chegar a 50 milhões de toneladas, o que representa uma ameaça à saúde humana e à natureza como um todo.
O Better Re conquistou financiamento coletivo no Kickstarter. Seus idealizadores buscavam arrecadar US$ 50 mil, mas conseguiram arrecadar quase US$ 70 mil. Acesse o site oficial e confira o vídeo abaixo (em inglês) para entender melhor o projeto:
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais