Usada comumente para evitar a retenção de líquidos, a bétula é uma planta medicinal nativa da Europa e da Ásia
A bétula é um gênero de árvores da família Betulaceae, nativas do hemisfério norte do planeta — principalmente na Ásia, Europa e América do Norte — , ela é comumente conhecida por s eu efeito diurético. Para obter os benefícios da planta, as pessoas consomem as folhas em chá, como composto de medicamentos ou em cremes para a pele.
Como identificar a bétula?
Apesar de não ser encontrada no Brasil, a bétula tem aparência única e fácil de ser reconhecida. A árvore desse gênero pode alcançar 20 ou 15 metros de altura, e viver cerca de 100 anos. No caso da árvore de bétula, a madeira é branca, e sua casca é repleta de manchas escuras.
Já a sua copa tem um formato cônico-piramidal, a forma e a cor das folhas variam de acordo com a espécie da árvore. Uma das mais conhecidas é a Betula pendula, que tem folhas de formato triangular irregular, com pontas dentadas e acuminadas de cerca de 3 centímetros.
A bétula também é uma espécie de árvore monóica, o que significa que ela tem características sexuais femininas e masculinas. Isso permite que ela pratique a própria fecundação através do vento, quando as sementes viajam das flores masculinas para as femininas. O nascimento dos frutos acontece com frequência durante o mês de julho e de setembro, depois que a árvore completa dez anos de vida.
A bétula é uma árvore de crescimento rápido, e por ser rústica, ela consegue se adaptar a praticamente todo solo, até mesmo aqueles que são pobres em nutrientes, ácidos e arenosos.
Para o que serve a bétula?
Por serem ricas em flavonoides, as folhas de bétula são usadas como diuréticos. Elas podem ser adicionadas em receitas, como em saladas, ou em chás.
A seiva obtida do tronco da bétula, um pouco antes do surgimento das folhas, também é diurética, antirreumática e faz bem para a pele. Isso faz com que ela seja usada pela medicina tradicional para tratar condições como inflamação do sistema urinário, psoríase e eczemas. Para o tratamento dessas duas últimas condições, é feito o uso de pomadas da seiva.
Outros quadros de saúde que podem ser tratados com as folhas, ou a seiva, de bétula são:
- Dor nas juntas
- Pedra nos rins
- Pedra na bexiga
- Infecções nos rins, bexiga e uretra
- Manchas escamosas na pele causadas pela alta exposição ao Sol
- Perda de cabelo
Por fim, a seiva de bétula também pode ser transformada em cerveja ou vinho, produtos comumente encontrados no norte da Europa.
Quais os riscos do uso?
A bétula é geralmente segura quando consumida por meio oral ou aplicada na pele. No entanto, ela pode causar reações alérgicas em algumas pessoas, e também não é recomendada para crianças e grávidas. Isso porque não existem muitos estudos ou dados a respeito do uso da planta medicinal nessas pessoas, ou seja, ainda não se tem conhecimento dos efeitos colaterais dela nesses casos.
Outro ponto importante é que a bétula pode causar perda de líquido excessiva quando ingerida com “pílulas de água”, medicamentos usados para causar efeito diurético. Por isso, o consumo em conjunto é contraindicado.
Chá de bétula
Ingredientes
- 200 mL de água
- 2 folhas jovens e frescas de bétula ou um pedaço da casca
Modo de preparo
- Coloque a água para ferver;
- Adicione a casca ou as folhas;
- Deixe cozinhar por cerca de 10 minutos;
- Espere esfriar e sirva!