O bicarbonato de sódio, um sólido cristalino de cor branca ou levemente rosada, é um sal com a fórmula molecular NaHCO3. Ele é um composto químico natural que desempenha um papel fundamental como agente neutralizante, equilibrando a alcalinidade e acidez.
Sua função principal é ajustar o pH do meio para aproximá-lo do valor neutro, que é 7. Além disso, quando submetido a temperaturas acima de 50°C, o sal passa por um processo de decomposição, liberando dióxido de carbono (CO2).
Essa substância contribui para o ajuste do pH, atuando como agente tamponante para evitar alterações no equilíbrio ácido-base. O tampão bicarbonato/ácido carbônico desempenha um papel vital ao manter o pH sanguíneo dentro de uma “faixa segura”, entre 7,35 e 7,45. Vale mencionar que o excesso dessa substância no corpo pode levar à alcalose metabólica, um desequilíbrio que ocorre quando há um aumento significativo nos níveis de alcalinidade no organismo.
Essa dupla capacidade de neutralizar e tamponar são as propriedades mais marcantes do sal, e é graças a elas que este produto possui tantas utilidades diferentes. As substâncias à base de bicarbonato podem ser usadas como componente de xampus e condicionadores caseiros, fermento para pães e bolos leves, em receitas de produtos de limpeza caseiros, para higienizar verduras, frutas e vegetais, como remédio para afta e até para limpar rejuntes.
Para saber mais, consulte a matéria “O que é bicarbonato de sódio“.
Conheça alguns usos do bicarbonato de sódio que são incríveis e vão te ajudar a economizar um dinheirão no dia a dia. É possível substituir quase todos os produtos de limpeza convencionais por misturas com bicarbonato.
Você também pode conferir a matéria “Utilidades do bicarbonato de sódio para a saúde” para saber mais sobre seu potencial para a saúde.
Para usar o bicarbonato como tira-machas, coloque o sal em uma esponja úmida e esfregue delicadamente sobre a parede. Ele é capaz de remover manchas e rabiscos de canetas.
Misture bicarbonato com água oxigenada e esfregue sobre a sujeira. Em seguida, remova com água. Lembre-se de utilizar luvas!
Na área cosmética, essa substância também é muito versátil. Você pode fazer xampu para cabelos oleosos, desodorante e até um esfoliante.
Substitui os sais de banho. Adicione meia xícara de bicarbonato ao seu banho – ele pode ajudar a neutralizar os ácidos de sua pele e a remover óleos e transpiração corporal em excesso, trazendo uma sensação de pele macia.
Para fazer um esfoliante básico, você só precisa de dois ingredientes: água e bicarbonato. Confira o seu modo de preparo:
Misture os ingredientes, formando uma pasta. Aplique sobre a pele esfregando com movimentos circulares e, em seguida, enxágue com água. Veja mais receitas de esfoliantes caseiros.
A substância também pode ser utilizada e é indicada para substituir o desodorante, se livrando do mau cheiro das axilas. Veja a receita completa em “Como fazer desodorante caseiro“.
É possível usar o bicarbonato para lavar o couro cabeludo. A receita é parte das técnicas no poo e pode ser conferida na íntegra na matéria: “Receitas de shampoo e condicionador no estilo caseiro“.
Mergulhe seus pés em uma bacia com água morna e três colheres de sopa de bicarbonato de sódio para acalmar e aliviar o cansaço após um dia inteiro de trabalho.
Existem algumas coisas para as quais nunca pensamos que poderiam existir alternativas naturais. Usar o bicarbonato de sódio é possível, também, em alguns desses casos.
Esse químico alcalino te ajuda na missão de desentupir o ralo. Ele age quebrando as partículas de gordura que existem na tubulação. Esse método usa, também, o vinagre, um ácido, que faz com que o bicarbonato de sódio espume, facilitando a ação do químico em toda a tubulação.
Para fazer essa mistura, você vai precisar de:
Primeiro, jogue meio copo de bicarbonato de sódio pelo ralo. Depois, misture uma xícara de vinagre branco com meio limão espremido. Despeje a mistura pelo ralo depois do bicarbonato de sódio.
Espere por mais cinco minutos e coloque os 3,5 litros de água quente no ralo. O fluxo de água vai lavar a mistura, acabando com o problema do ralo entupido.
Outro uso de bicarbonato de sódio é na remoção do mau cheiro de bichos de pelúcia. Basta polvilhar um pouco do sal sobre eles e deixar agir por 15 minutos. Em seguida, escove para remover o bicarbonato.
Quando aplicado em calçados, o bicarbonato de sódio ajuda a acabar com o chulé! Coloque uma pequena quantidade de bicarbonato nos sapatos quando não estiverem em uso e depois retire o excesso quando for usar.
Devido a suas propriedades neutralizantes, o bicarbonato de sódio pode ser usado para neutralizar a corrosão ácida das baterias de carros. Certifique-se de desconectar os terminais da bateria antes de limpar. Faça uma pasta de três partes de bicarbonato de sódio para uma parte de água e aplique com um pano úmido para esfregar a corrosão do terminal da bateria. Depois de limpar e reconectar os terminais, limpe-os com vaselina para evitar futura corrosão.
A azia é um tipo de irritação no esôfago (trato que liga a boca ao estômago) causada pelo refluxo estomacal – o retorno do ácido estomacal para o esôfago.
O bicarbonato de sódio é eficaz para aliviar os sintomas da azia. Na verdade, o próprio pâncreas humano produz naturalmente a substância para proteger o intestino. Como um antiácido natural absorvível, o bicarbonato de sódio neutraliza rapidamente a acidez estomacal e alivia os sintomas do refluxo.
No entanto, mesmo que o ingrediente possa fornecer alívio rápido para a azia, ele não é recomendado para todos. A causa mais comum da toxicidade do bicarbonato de sódio, por exemplo, é o uso excessivo.
Além disso, você deve evitar o uso do ingrediente se estiver seguindo uma dieta com baixo teor de sódio. Meia colher de chá de bicarbonato de sódio contém cerca de um terço da sua ingestão recomendada de sódio durante o dia. Confira mais sobre a eficácia e contraindicações do uso de bicarbonato para combater a acidez do estômago na nossa matéria:
Ao lidar com produtos de beleza feitos em casa, é preciso precaução quanto às dosagens, devido à potente ação do bicarbonato. Embora seja muito comum encontrar diversas receitas para clarear os dentes com o produto, deve-se ter cuidado. Essa substância é utilizada em fórmulas profissionais por dentistas, mas a aplicação descontrolada pode causar o desgaste do esmalte dos dentes.
Entenda melhor o problema na matéria: “Bicarbonato clareia os dentes?“. Conheça oito métodos caseiros para clarear os dentes que não envolvem o uso de bicarbonato.
Ao aplicar a substância em qualquer parte do corpo, é necessário evitar excessos a fim de reduzir complicações. Opte sempre por adquirir o produto de um fabricante confiável, de modo a garantir que o bicarbonato comprado seja realmente natural e não tenha prejudicado o meio ambiente durante seu processo de fabricação. Lembre-se de seguir corretamente as instruções das matérias linkadas ou procurar a orientação médica para evitar efeitos colaterais.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais