Graças à pressão de setores de deficientes físicos em todo o mundo, a acessibilidade tem tido constantes melhoras em termos de adaptação de veículos, como cadeiras de rodas, bicicletas, carros e motos (inclusive elétricos). Mas esses ajustes costumam ocorrer para meios de transporte que se dão bem em cidades. O que o deficiente que curte a natureza deve fazer para pegar uma trilha ou simplesmente ir a um passeio em que haja um terreno natural mais tortuoso?
A empresa norte-americana Outrider, fabricante de bicicletas off-road, lançou uma campanha no site de financiamento coletivo Kickstarter para produzir uma bike chamada Horizon. Os três sócios da companhia desenvolveram, em conjunto com o aventureiro tetraplégico Christopher J. Wenner, um modelo de bicicleta que, além de ser elétrico, adapta-se a todos os tipos de usuários com deficiência, de tetraplégicos a indivíduos com lesões apenas em partes inferiores ou só em partes superiores do corpo. O objetivo do projeto é ampliar a liberdade de mobilidade para pessoas que têm algum tipo de limitação e gostam de esportes e natureza.
A bicicleta possui guidão dobrável, três rodas e baixo centro de gravidade para qualificar o equilíbrio geral, pedal elétrico adaptado para terrenos difíceis e que podem podem ser manuseados por pessoas com funções plenas dos membros inferiores ou por aqueles que possuem habilidades limitadas, como paraplégicos e tetraplégicos.
A Horizon possui excelente gama de suspensão, isto é, o veículo elétrico pode andar tanto no asfalto quanto em um terreno mais acidentado (como em trilhas). A bicicleta é movida a bateria de lítio que, como qualquer outro tipo de material elétric,o precisa de uma fonte alimentadora para recarregar, sua velocidade alcança 40 quilômetros por hora e tem autonomia de aproximadamente 48 quilômetros (sem o auxílio de força mecânica). Ela possui três modos:
A Outrider produziu e testou, com sucesso, dois protótipos da Horizon. A campanha no Kickstater se encerrará no dia 10 de abril. Caso a equipe não consiga o financiamento de US$ 100 mil, a bicicleta não será fabricada em larga escala.
Confira o vídeo e mais imagens abaixo.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais