As bikes estão cada vez mais na moda e já existem modelos fabricados com diversos tipos de materiais – um deles, por incrível que pareça, é a madeira. O uso da madeira na confecção de uma bicicleta tem um efeito muito positivo por ela ter maior durabilidade, ser sustentável, biodegradável e possuir baixa pegada de carbono. Na produção de uma bike tradicional, é usado aço, alumínio, titânio e fibra de carbono, que são extremamente poluentes e hostis ao meio ambiente.
Os engenheiros mecânicos e designers da Renovo Bikes, que criaram o projeto, explicam que a madeira absorve melhor a vibração do passeio quando comparada ao aço, ao alumínio ou ao carbono, o que torna o pedalar mais suave.
Ela se torna uma opção viável quando o usuário entende o porquê de sua durabilidade. As árvores têm uma composição estrutural natural e resistente à flexão constante contra o vento por toda a vida (para uma árvore como o pinheiro, chega a ser de 5000 anos). Assim, a madeira tem uma durabilidade notável quando comparada ao aço e ao alumínio. Outras empresas produtoras desse tipo de bikes, como a Connor Cycles, também garantem que a magrela se torna mais durável quando feita por meio de madeira. Ao considerarmos o uso do material baseado em resíduos de madeira disponíveis para aproveitamento ou madeira certificada, pode-se realmente ser considerada uma boa opção.
Veja alguns modelos que a empresa Wood Cycle, que fica em San José na Califórnia, produz:
Confira o vídeo que mostra mais desse meio de transporte ecológico:
Assista ao vídeo que acompanha a produção de uma delas:
Se mesmo assim você continuar com a sua bicicleta tradicional, procure não descartá-las em aterros. Há formas de reciclagem interessantes que você pode produzir em casa, confira!
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais