Bicicleta que “respira” filtra ar poluído com a força das pedaladas

Compartilhar

Gerador de 5 mil volts e filtro caseiro realizam processo de purificação

A poluição é um problema considerável em metrópoles, como Nova Deli, na Índia, São Paulo, Teerã (capital do Irã). No caso da China, a questão é ainda mais grave. Com a maior população do mundo e um grande crescimento econômico, diversas cidades do país acabam apresentando níveis de poluição exorbitantes. A capital Pequim chegou até a cancelar voos por conta da baixa visibilidade para os operadores aéreos (veja aqui mais informações sobre as megacidades).

Esse tipo de problema não se resolve com soluções pontuais, mas para tentar amenizar um pouco a questão, o designer Matt Hope, formado em engenharia mecânica, desenvolveu a “Breathing Bike”, uma bicicleta anti-poluição que “respira”, limpando o ar para o usuário da magrela.

O processo de limpeza do ar se dá devido a um sistema de filtragem eletromecânica, em que o movimento dos pedais gera energia para abastecer um gerador de 5 mil volts preso na roda de trás da bike. Esse gerador cria eletricidade que passa para o filtro de ar caseiro, instalado atrás do selim em conjunto com uma cestinha de lixo. É justamente esse mecanismo que faz com que as partículas da sujeira sejam carregadas positivamente para um cone de metal, localizado no interior do filtro. De lá, o ar filtrado passa por uma mangueira que está ligada a um capacete (um modelo de avião de caça adaptado à bike).

O projeto é experimental e ainda necessita de vários ajustes para começar a ser produzido em série e vendido. O maior risco se dá em dias de chuva. O gerador pode ser perigoso para o usuário, pois pode causar choques. Sem contar que diversos eletrodos ficam expostos.

Confira o vídeo abaixo (em inglês) do autor explicando seu projeto:

Imagens: TrendHunter

Veja também:
Megacidades: crescimento descontrolado contribui para o aumento da poluição
O real valor das árvores

eCycle

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais