Programa BID ao Cubo – Bioeconomia vai selecionar 15 empresas em estágio inicial das regiões Norte e Nordeste para imersão gratuita
Por BID | Capacitação para ajudar 15 startups a desenvolver soluções baseadas nos ativos da natureza, conciliando preservação e desenvolvimento: este é o objetivo do programa “BID ao Cubo – Bioeconomia“. A iniciativa é resultado de uma parceria entre o laboratório de inovação do Grupo Banco Interamericano de Desenvolvimento, o BID Lab, e o mais relevante hub de fomento ao empreendedorismo tecnológico da América Latina, o Cubo Itaú, por meio de seu novo hub ESG.
O programa, cujas inscrições vão de 29 de agosto a 25 de setembro, tem foco nas startups das regiões Norte-Nordeste, com prioridade para aquelas que se dedicam a soluções de descarbonização, net zero, agroflorestas e transformações sócio-ambientais.
“Estamos animados por aprofundar este intercâmbio entre BID Lab e Itaú ao Cubo. Existem soluções muito promissoras no Norte e no Nordeste em prol de sustentabilidade e resiliência climática, inclusive como atalho para o crescimento econômico e a inclusão social – um entendimento que também expressamos na nossa agenda de apoio à recuperação econômica, a Visão 2025”, diz Morgan Doyle, representante do Grupo BID no Brasil.
“Estamos certos de que todos se beneficiarão do crescimento de modelos baseados em bioeconomia”.
Durante os dois meses, as startups selecionadas poderão se integrar às redes de contatos do Cubo e do BID Lab, acessando uma rica cadeia de mantenedores, empreendedores, parceiros e investidores, em um universo promissor para captação de recursos, fechamento de negócios e, sobretudo, ampliação de mercados.
Cinco módulos da imersão oferecerão workshops e mentorias com importantes figuras do ecossistema, que além de compartilhar experiências poderão auxiliar as startups na ampliação do network. Está previsto ainda um encontro presencial em Manaus com experiências práticas e encontros com especialistas em negócios e sustentabilidade.
“Temos colhido bons frutos dessas iniciativas que nos deixam ainda mais próximos aos talentos do Norte e Nordeste, tanto que diversas selecionadas em edições diferentes deste programa, hoje, são membros da nossa comunidade. Essa edição voltada à bioeconomia conversa diretamente com nosso novo Hub ESG, ao lado do Itaú, que busca soluções focadas em NetZero. Estamos na expectativa de muitas conexões para tornar esses empreendedores tecnológicos protagonistas, resultando na geração de negócios”, afirma Paulo Costa, CEO do Cubo Itaú.
Regras
– O anúncio dos selecionados ocorre em 3 de outubro
– As capacitações se iniciam na semana de 10 de outubro, com encontro presencial em Manaus em 16, 17 e 18 de novembro.
– As startups deverão disponibilizar ao menos um profissional durante 5 horas por semana ao longo de cinco semanas de capacitação.
– O fechamento do programa inclui duas reuniões – distribuídas no intervalo de 15 dias.
Sobre o BID Lab
O BID Lab é o laboratório de inovação do Grupo do Banco Interamericano de Desenvolvimento, a principal fonte de desenvolvimento, financiamento e know-how para melhorar a vida na América Latina e no Caribe. O objetivo do BID Lab é impulsionar a inovação para a inclusão na região, mobilizando financiamento, conhecimento e conexões para co-criar soluções capazes de transformar a vida de populações vulneráveis afetadas por fatores econômicos, sociais ou ambientais. Desde 1993, o Laboratório do BID aprovou mais de US$ 2 bilhões em projetos implantados em 26 países da ALC. www.idblab.org
Sobre o BID
O Banco Interamericano de Desenvolvimento se dedica a melhorar vidas. Estabelecido em 1959, o BID é uma das principais fontes de financiamento de longo prazo para o desenvolvimento econômico, social e institucional na América Latina e no Caribe. O BID também realiza pesquisas de ponta e fornece assessoria política, assistência técnica e treinamento a clientes dos setores público e privado em toda a região. https://www.iadb.org/pt
Este texto foi originalmente publicado por BID de acordo com a licença Creative Commons CC-BY-NC-ND. Leia o original. Este artigo não necessariamente representa a opinião do Portal eCycle.