Produto já foi testado com sucesso na África
Os consumidores estão cada vez mais preocupados com o uso extensivo de pesticidas nas lavouras, buscando alimentos orgânicos como alternativas mais saudáveis. Mas a verdade é que o uso desse tipo produto químico é considerado essencial na produção das plantações.
Mas ainda assim, há alternativas mais saudáveis ao uso de agrotóxicos. Pesquisadores estão desenvolvendo pesticidas naturais, feitos a partir de fungos. Uma dessas pesquisas é sobre o Green Muscle, um biopesticida já utilizado em lavouras africanas para combater nuvens de gafanhotos.
A ideia se baseia no conceito de biomimética, que consiste em estudar, aprender e aplicar as estratégias e soluções da natureza para problemas biológicos e ambientais.
Nesse caso, para a produção do Green Muscle, foi utilizada uma mistura de óleo mineral e esporos de um fungo chamado Metarhizium anisopliae, que possui mecanismos de defesa contra o ataque de pragas. Ao ser ingerido pelos gafanhotos, o fungo cresce e libera toxinas que enfraquecem os insetos, tornando-os vulneráveis ao ataque de pássaros e lagartos.
Para deixar os biopesticidas mais competitivos no mercado, o Departamento de Agricultura dos EUA está desenvolvendo novas técnicas para baixar os custos de produção e pesquisa de novos fungos que combatam pragas.