Os biorresíduos são resíduos orgânicos de origem animal ou vegetal. Eles são materiais sujeitos à decomposição, que podem ser utilizados para várias finalidades, como para a adubação de plantas e a produção de carvão vegetal.
Os biorresíduos de origem vegetal são restos de plantas que não foram utilizados, como cascas, folhas e palhas. Mas, também podem ser frutas, legumes, grãos e outros alimentos. Em geral, eles são utilizados na compostagem como matéria orgânica para a nutrição de espécies vegetais.
Os biorresíduos de origem animal são quaisquer vestígios que vieram de um animal. Eles podem ser dejetos, como urina e estrume, mas também carne e pelo.
O melhor produto para a utilização é o estrume. Isso porque é uma matéria orgânica de baixo custo e com propriedades benéficas para o uso de fertilizantes e de produção de energia. Além disso, é livre de crueldade animal (se o animal estiver vivendo em boas condições com liberdade de movimento), já que é naturalmente liberado pelo organismo.
De acordo com um estudo, os biorresíduos representam cerca de 37% do lixo gerado pela população. Quando esses materiais são descartados com o lixo comum, eles dificultam a separação de lixo reciclável. Além disso, em aterros controlados e lixões, os gases liberados pela sua decomposição contribuem para o efeito estufa.
Se destinados aos locais corretos, os biorresíduos podem ter vários usos. Primeiramente, podem ser destinados para composteiras, produzindo adubos orgânicos. Esses fertilizantes são vantajosos, pois agridem menos o meio ambiente e são uma opção barata para a adubação agrícola.
No caso de biorresíduos de origem animal, o esterco também serve para a produção de biochar. O biochar é um tipo de carvão vegetal que atua como um sequestrador de carbono da atmosfera, fornecendo-o para as plantas. Ele também pode servir para a produção de energia.
O gás liberado da decomposição da matéria orgânica também pode ser aproveitado. Se armazenado corretamente, o chamado biogás pode ser utilizado como combustível para os automóveis. Além disso, assim como o biochar, é uma boa solução para a produção de energia.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais