Entenda o conceito de biota em Ecologia

Compartilhar

A palavra “biota” deriva do grego bios, que significa vida. Criada em 1901 por Leonhard Stejneger, ela caracteriza um conjunto de organismos que habita ou habitou uma área específica do planeta Terra. De modo geral, a biota está diretamente relacionada com os fatores bióticos e abióticos e com a biodiversidade de uma região.

Fatores bióticos e abióticos

Fatores bióticos e abióticos representam as relações existentes que permitem o equilíbrio do ecossistema. Os fatores bióticos consistem nas comunidades vivas de um ecossistema, como plantas, animais e micro-organismos.

Já os fatores abióticos são os elementos físicos, químicos ou geológicos do ambiente, responsáveis por determinar a estrutura e funcionamento dessas comunidades. Exemplos de fatores abióticos são:

  • Substâncias inorgânicas;
  • Compostos orgânicos;
  • Regime climático;
  • Temperatura;
  • Luz;
  • pH;
  • Oxigênio e outros gases;
  • Umidade;
  • Solo.

Biodiversidade

Biodiversidade é uma expressão que provém da união dos termos “diversidade” e “biológica”, e significa variedade de vida ou a variedade de todas as formas de vida existentes na Terra, sejam elas macro ou microscópicas.

Todos os diferentes tipos de vida encontrados em uma área – animais, plantas, fungos e até micro-organismos como as bactérias, fazem parte da biodiversidade.

Cada uma dessas espécies e organismos trabalham juntos em ecossistemas, como uma teia intrincada, para manter o equilíbrio e sustentar a vida. A biodiversidade sustenta tudo o que precisamos para sobreviver na natureza: comida, água limpa, remédios e abrigo.

Tipos de biota

Como dito anteriormente, biota é uma palavra utilizada para descrever os organismos que habitam ou habitavam um determinado local. Sendo assim, a biota pode ser aquática, terrestre, estuarina, lagunar, entre outras. 

Importância de conservar a biota em meio à degradação humana

Ao compreender como os organismos de uma biota vivem e se relacionam, é possível criar medidas de preservação de espécies e prever os impactos negativos que uma determinada ação humana pode gerar.

Julia Azevedo

Sou graduanda em Gestão Ambiental pela Universidade de São Paulo e apaixonada por temas relacionados ao meio ambiente, sustentabilidade, energia, empreendedorismo e inovação.

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais