Blitum bonus-henricus é uma planta comestível que pode ser uma substituta do espinafre convencional
Blitum bonus-henricus, conhecida internacionalmente como Good King Henry ou apenas Good Henry, é uma planta perene anteriormente classificada como Chenopodium bonus-henricus. Embora seja nativa da parte sul da Europa, acredita-se que ela foi levada às Ilhas Britânicas pelos romanos e naturalizada em outras regiões temperadas.
Por muito tempo, a Blitum bonus-henricus foi cultivada como um vegetal em partes da Europa. Ela foi um substituto comum ao espinafre, até que o cultivo de variedades melhoradas do alimento foram desenvolvidas. Com a popularidade do espinafre e de outras folhas verdes, a Blitum bonus-henricus foi esquecida com o tempo e agora não é um alimento tão popular.
Características da Blitum bonus-henricus
Apesar de ser comumente associada ao espinafre, diferentemente desse alimento, a Blitum bonus-henricus é uma planta perene que cresce aproximadamente 75 cm de altura. Ela forma um longo caule não ramificado com folhas aveludadas e em forma de flecha, com uma raiz semelhante a um nabo. (1)
Comum do hemisfério norte, ela floresce durante os meses de maio e junho, com flores que vêm em pequenos aglomerados, com cerca de 5 mm de espessura, de coloração rosa ou amareladas.
A Blitum bonus-henricus é comestível?
A planta possui diversas partes comestíveis, incluindo suas folhas, caules e brotos de flores. A popularidade da Blitum bonus-henricus, por exemplo, voltou a crescer por sua variedade e por ser uma planta cultivada quando normalmente menos alimentos estão disponíveis em hortas.
Brotos
Os brotos das flores da Blitum bonus-henricus são comestíveis e comumente usados como um substituto do aspargo. São colhidos quando atingem a espessura de uma caneta e podem ser grelhados ou cozidos de outras maneiras, assim como o aspargo.
Botões
Por outro lado, se os brotos não são colhidos para consumo, começam a produzir botões, que também são comestíveis. Os botões são geralmente cozidos, fervidos ou refogados igual aos brócolis.
Folhas
As folhas da Blitum bonus-henricus são a parte da planta que é utilizada como substituta do espinafre. Porém, devem ser colhidas enquanto novas, uma vez que as folhas mais velhas ficam amargas com o tempo.
Isso, por sua vez, não impede o seu consumo. Quando amargas demais, é recomendado deixá-las em água salgada por trinta minutos. Depois, enxague-as antes de cozinhar para remover o amargor.
Sementes
Por fim, as sementes também são comestíveis, usadas como um tipo de quinoa ou trituradas para fazer farinha.
Como cultivar Blitum bonus-henricus
Pode ser difícil encontrar um broto da Blitum bonus-henricus, uma vez que a planta é mais comum na Europa. Entretanto, se encontrada, é uma planta de baixa manutenção e fácil de cultivar.
Além de ser um alimento de alta versatilidade, a planta também é um “acumulador dinâmico” de raízes mais profundas, que reúne nutrientes do solo. Assim, pode ser benéfica quando cortada e descartada no sistema de horta florestal. (2)
A planta prospera em solos arenosos, mas também pode ser plantada em solos argilosos, embora preferirem condições férteis, úmidas e ricas em húmus. Ela pode alcançar até 80 centímetros de altura e até 40 centímetros de largura em um ambiente com sombra.
Além disso, também pode ser plantada tanto em vasos quanto no quintal. Porém, é importante lembrar de regá-las com frequência quando estiverem em vasos.
A Blitum bonus-henricus pode diminuir um pouco nos meses de inverno, mas brota durante a primavera. A sua manutenção é relativamente fácil: só precisa de cobertura orgânica e não sofre com pragas comuns de jardim.