Por Agência BNDES de Notícias | Uma nova ferramenta tecnológica está permitindo ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) ter segurança de que os empréstimos concedidos a proprietários rurais não serão destinados a áreas de desmatamento irregular. Este controle ocorre por meio de uma parceria firmada em fevereiro deste ano entre o BNDES e o MapBiomas, plataforma capaz de monitorar em tempo real todos os biomas brasileiros por meio de satélites de alta resolução e gerar alertas e laudos com imagens antes e depois de desmatamentos.
Em entrevista ao Jornal Nacional dia 16 de março, o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, comentou que “a tecnologia é um caminho para construirmos boas práticas, melhorar a eficiência do estado e responder a essas demandas inadiáveis da sustentabilidade ambiental. Evidente que o agronegócio é muito importante para o brasil, mas não podemos ter mais complacência com quem destrói o meio ambiente e compromete o futuro da humanidade”.
Desde o dia 9 de fevereiro, quando entrou em vigor a parceria, as informações geradas pelo MapBiomas serviram como base para o BNDES negar 58 pedidos de empréstimos que somavam R$ 24,8 milhões e eram destinados a imóveis rurais com desmatamentos em 14 estados que totalizam 948 hectares, o equivalente a cerca de 1.300 campos de futebol.
Os estados com maior reprovação de financiamentos foram Tocantins, Pará e Rondônia.
A integração totalmente automatizada dos dados do MapBiomas com a plataforma operacional do BNDES permite ao banco, inclusive, passar a monitorar indícios de desmatamentos em imóveis referentes a operações de crédito rural já contratadas
A partir de fevereiro, só podem ser aprovados financiamentos de crédito rural destinados a imóveis onde não sejam identificados indícios de desmatamento ilegal. O proprietário tem o direito de contestar o bloqueio e apresentar documento que comprove a regularidade da remoção da vegetação se sua propriedade para a obtenção do empréstimo.
Os empréstimos do BNDES a produtores rurais atendem 95% de todos os munícipios do país, por meio de uma rede parceira de 70 instituições financeiras.
Este texto foi originalmente publicado pela Agência BNDES de Notícias de acordo com a licença Creative Commons CC-BY-NC-ND. Leia o original. Este artigo não necessariamente representa a opinião do Portal eCycle.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais