O bolo de flocão de milho é feito com uma farinha específica, um pouco mais grossa que as outras
O bolo de flocão de milho é uma receita ideal para o café da manhã, lanche da tarde e até mesmo para a sobremesa depois da janta. A sua preparação é fácil e prática, podendo ser feita rapidamente.
O bolo é feito a partir do flocão de milho, um produto obtido através da laminação e pré-cozimento dos grãos de milho, e muito conhecido por ser ingrediente principal do cuscuz. Muitas pessoas não sabem que o flocão é bem mais versátil do que se imagina, podendo ser usado na produção de salgados, doces e por aí vai.
Além disso, ele traz consigo os mesmo benefícios do milho verde. Para saber quais são, confira a matéria: “Por que o milho verde é amarelo?”. Alguns benefícios desse alimento que podem ser citados são o baixo teor de gordura, a grande quantidade de carboidratos, e as fibras que ajudam na saúde do intestino.
Devido a essas características, o flocão de milho pode ser considerado um alimento energético para o consumo humano. Ou seja, adotá-lo em sua dieta ajuda a obter a quantidade necessária de energia para exercer as atividades diárias.
Por fim, o flocão é rico em ferro, um nutriente essencial para o fortalecimento do sistema imunológico. O consumo adequado de ferro ajuda a reduzir o risco de doenças como a anemia.
Receita de bolo de flocão
Ingredientes
- 2 xícaras de chá de flocão de milho
- ½ xícara de óleo
- 4 ovos
- 1 xícara de chá de farinha de trigo
- 1 colher de chá fermento em pó
- 2 xícaras de açúcar
- 1 xícara de chá de leite
Modo de preparo
- Bata o flocão de milho, leite, óleo, açúcar, ovos e farinha em um liquidificador por três minutos;
- Adicione o fermento e bata com uma colher;
- Unte uma forma para pôr a massa;
- Leve o bolo de flocão de milho ao fogo médio por 40 minutos;
- Retire quando estiver dourado;
- Deixe esfriar e sirva;
- Se preferir, enfeite o bolo com um pouco de coco ralado.
Qual a diferença entre flocão e fubá?
O fubá é um pouco mais fino que o flocão de milho, isso porque ele é feito através da moagem dos grãos, que depois são peneirados. Ele pode ser usado na produção de bolos, sopas, mingau, broas e creme de milho. Os dois também diferem da farinha de milho, que é torrada em sua finalização.