A bondade é a qualidade de ser amigável, generoso e atencioso. Uma pessoa bondosa precisa ter todas essas virtudes para que atenda a denominação. O ato de ser gentil com os outros é benéfico para a saúde física e mental dos seres humanos e pode transformar profundamente a sociedade.
Uma pessoa bondosa escolhe ajudar os outros, ou a si mesmo, motivada por seus sentimentos genuínos e calorosos. Para praticar a bondade, em algumas situações, é preciso deixar de lado suas necessidades e colocar os outros em primeiro lugar. Por exemplo:
Existem pesquisas que mostram que atos de bondade podem ter benefícios para a saúde de um ser humano. Além de ajudar outras pessoas, essas ações reduzem o estresse e melhoram a qualidade de vida de quem pratica. Alguns dos efeitos positivos da bondade são:
Ajudar os outros é uma das formas que as pessoas encontram para manter e fortalecer conexões sociais. Por exemplo: se voluntariar para ajudar os outros pode trazer uma sensação de pertencimento, contribuir para novas amizades e melhorar a conexão com sua comunidade. Quando os atos de bondade são praticados presencialmente, eles ajudam a reduzir a solidão e isolamento de todas as partes envolvidas.
Um ato de bondade todos os dias pode fazer milhares de pessoas felizes, e milhares de pessoas felizes podem ser bondosas com mais outras milhares. Através dos cuidados de alguém bondoso, a sociedade pode evoluir para um patamar de gentileza com tudo aquilo que existe ao seu redor.
Você pode melhorar o mundo praticando a bondade de ajudar alguém a comer, ou plantando uma árvore para que as crianças da sua rua possam ter uma sombra para brincar. Todos esses pequenos atos podem mudar o mundo e a vida de alguém.
Uma série de estudos revelou que a bondade está ligada ao aumento do bem-estar físico e mental dos humanos. Além disso, ajudar os outros pode ajudar na formação de uma rede de apoio que está do seu lado quando você mais precisar.
Ser bondoso com os outros afeta sua saúde e qualidade de vida, sendo assim, ao cuidar de outras pessoas, você também cuida de si mesmo. No entanto, não exagere, se algo está afetando seu bem-estar de prioridade a você, em vez de botar a necessidade dos outros em primeiro lugar.
Um estudo, da Association for Psychological Science, sugeriu que as pessoas sentem um impulso por não tomarem a ação de bondade, já que elas subestimam o quanto os outros valorizam suas atitudes. Por exemplo: quando você deixa de ligar para um amigo que não vê a muito tempo, com medo de incomodá-lo, está abrindo mão de deixar a pessoa feliz com a gentileza de ter se lembrado dela por insegurança.
Para não deixar a autossabotagem vencer, tenha em mente os seguintes princípios essenciais para praticar atos de bondade:
Consciencialização: é preciso estar consciente sobre a oportunidade de ser gentil e bondoso. Por isso, tente prestar mais atenção na reação dos outros e como eles tem se sentido, assim poderá ajudá-los;
Sem julgamentos: na hora de praticar um ato de bondade é preciso se livrar de todos os julgamentos, sejam eles bons ou ruins. O momento é de ajuda incondicional, para ajudar alguém que precisa;
Ação: aja com cuidado, generosidade e consideração com aqueles que recebem sua bondade. Se a sua gentileza pode ajudar alguém hoje, então não deixe para depois, coloque a mão na massa;
Incondicional: ser bondoso com alguém significa oferecer ajuda sem esperar nada em troca. O verdadeiro prêmio que se recebe da bondade é a positividade interior e o bem-estar de saber que a outra pessoa não está mais passando por problemas;
Não se esqueça que um ato de bondade genuíno não deve lhe fazer mal ou gerar sentimentos ruins. Nunca faça algo que gere desconforto ou seja desagradável apenas por querer ser gentil, afinal, ser bondoso também é sobre prezar por si mesmo.
Não é uma boa ideia cuidar dos outros sem cuidar de si mesmo. Isso porque uma pessoa doente e com baixa autoestima não vai ter a força necessária para cuidar dos outros, e por causa de todo o esforço, ela pode ficar cada vez mais doente. Por isso, antes de praticar a bondade para com o outro, pratique consigo mesmo.
A gentileza de cuidar de si mesmo está em pequenos atos, como comprar um doce que você quer comer, ou ir ao médico checar uma dor no joelho que vem incomodando. Mas, acima de tudo, a bondade consigo mesmo é respeitar quem você realmente é e não ter vergonha disso.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais