Bonsai é um termo japonês que, em tradução livre, significa “plantado em um recipiente”. A técnica conhecida há milhares de anos tem o objetivo de criar uma representação miniaturizada, mas realista, da natureza na forma de uma árvore. Ou seja, é conhecida como um tipo de mini árvore cultivada em um vaso.
Embora a palavra seja japonesa, a arte foi originada no império chinês que, em 700 a.C., levou seus cidadãos a cultivar árvores anãs em vasos usando técnicas especiais — conhecida como pun-sai. Inicialmente, esse cultivo era feito apenas pela elite, que trocava espécies nativas de árvores como presentes luxuosos. Foi durante o Período Kamakura que o Bonsai foi introduzido no Japão, onde ele foi desenvolvido em certas linhas devido à influência do Zen Budismo.
As primeiras observações do ocidente sobre as pequenas árvores ocorreram em meados do século 17. Porém, foi só no final do século 19 que o Bonsai foi devidamente introduzido em países ocidentais.
Atualmente, a técnica é conhecida como uma obra de arte que requer trabalho, delicadeza e paciência e é apreciada no mundo inteiro.
Em japonês, Bonsai é escrito como: 盆栽. Bon, o primeiro caractere é um prato ou tigela fina (“um vaso modificado que foi dividido ou cortado de uma forma mais profunda”). Sai, o segundo, é uma árvore ou outra planta em crescimento que é plantada.
Desse modo, Bonsai significa “árvore que é cultivada, plantada em bandeja ou vaso”. (1)
Apesar de teoricamente significar “árvore cultivada em um vaso”, a árvore de Bonsai possui outros significados. Em geral, o seu cultivo é uma forma de replicar e representar a natureza através de uma árvore em miniatura sem mostrar interferência e intervenção humana.
De acordo com o portal The Bonsaïst, as diferentes conotações de árvores Bonsai incluem:
Além disso, a arte de cuidar de um Bonsai pode ter diferentes significados para cada pessoa.
Muitas pessoas acreditam que o Bonsai é um tipo específico de árvore em miniatura. Entretanto, quase todas as espécies de árvores podem ser um Bonsai, uma vez que a altura da árvore seja controlada através da limitação do crescimento de sua raiz e da poda de seus galhos.
O cultivo de um Bonsai pode ser feito de dois métodos: a compra de uma árvore de um viveiro, ou o cultivo através de uma muda — processo que pode levar até cinco anos.
Como qualquer tipo de árvore pode ser usada na técnica, a escolha é inteiramente da pessoa. Contudo, acredita-se que as melhores variedades de Bonsai para iniciantes são:
Segundo o site Bonsai Resource Center, as ferramentas necessárias para o cultivo dessas plantas são:
A escolha do vaso deve ser feita a partir dos seguintes parâmetros:
Os vasos de Bonsai são geralmente de barro, com ou sem um vidrado exterior colorido. Podem possuir diversas formas, mas que são harmoniosamente combinados com as características da planta, como seu tamanho e cor. Também é necessário conter um ou mais orifícios de drenagem no fundo.
Essas árvores podem ser mantidas tanto dentro quanto fora de casa, uma vez que localizadas em um ambiente apropriado. Ao todo, um Bonsai necessita de até 5 horas de Sol direto diariamente, porém, isso também depende da espécie de árvore utilizada.
A maioria das plantas florescem bem em locais de umidade controlada, mas também podem ficar suscetíveis aos elementos. Só lembre-se de evitar locais com muito vento.
A sua rega é melhor feita através da análise da árvore. Algumas árvores precisam ser regadas diariamente, enquanto outras podem passar uma semana ou mais sem muita sede. Para checar se seu Bonsai precisa de água, coloque um dedo no solo — se estiver só um pouco úmido, é hora de regá-lo.
A poda do Bonsai deve ser feita apenas uma vez em cada estação de crescimento. Para sua manutenção, corte apenas pequenos gravetos e galhos no topo de sua árvore.
Na poda estrutural, siga as seguintes instruções:
Veja mais no vídeo a seguir:
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais