Saber como usar borra de café no rosto é uma forma de prolongar o uso do pó de café e praticar o autocuidado com um produto natural e livre de testes em animais. Os antioxidantes presentes no café ajudam a combater os radicais livres que causam danos à pele. Usar borra de café no rosto é uma forma de prevenir o envelhecimento precoce da pele, fornecer vitamina B3, tratar acne, reduzir a inflamação, entre outros benefícios. Mas também existem contraindicações. Entenda:
Embora o café seja conhecido por seus efeitos estimulantes no organismo, ele pode proporcionar efeitos opostos quando aplicado topicamente. Isto é graças aos antioxidantes. O café é uma das maiores fontes de antioxidantes da dieta ocidental, superando muitas frutas e vegetais (confira aqui estudos a respeito: 29, 30, 31).
A aplicação da borra de café no rosto pode ajudar a diminuir a aparência de manchas causadas pelo sol, vermelhidão e rugas. De fato, um estudo encontrou uma correlação direta entre beber café e uma diminuição nos efeitos de fotoenvelhecimento.
O café é uma fonte de vitamina B3 (niacina), graças à quebra de um composto chamado trigonelina. No entanto, a trigonelina só se decompõe em niacina quando há torra dos grãos de café. De acordo com a Skin Cancer Foundation, a niacina pode ser útil na prevenção de câncer de pele não melanoma e, possivelmente, prevenir outros cânceres de pele.
De acordo com um estudo, os efeitos anti-inflamatórios da borra de café no rosto podem ser atribuídos ao ácido clorogênico e à melanoidina. A primeira substância também está ligada à redução da hiperpigmentação que pode estar relacionada à inflamação.
No caso de uma ferida ou infecções frequentes da pele, o uso regular de café pode ajudar a combater problemas de bactérias nocivas. As propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas, combinadas com a esfoliação natural dos grãos de café, todos esses benefícios podem combater coletivamente a acne.
O café também pode ajudar a tratar as olheiras teimosas sob os olhos, de acordo com a Beverly Hills MD Cosmeceuticals. Isso ocorre porque o conteúdo de cafeína no café ajuda a dilatar os vasos sanguíneos que contribuem para as olheiras.
Para usar café em olheiras escuras:
Os mesmos benefícios antienvelhecimento do café também podem ser usados para os cuidados pós-sol. A chave aqui é fazer um tratamento calmante que sua pele queimada de sol apreciará – não uma máscara ou uma esfoliação, como faria em outras doenças de pele
Para fazer um tratamento de pele à base de café para queimaduras solares:
O café pode ajudar a reduzir a aparência da celulite na pele. De acordo com estudo, o café é a chave para a redução da celulite dilatando os vasos sanguíneos sob a pele e melhorando o fluxo sanguíneo geral. Por sua vez, isso pode ajudar a diminuir a aparência da celulite.
Pensa-se que este método para a pele seja melhor utilizado através de uma esfoliação com borra de café, porque a esfoliação também pode suavizar a pele e proporcionar uma aparência uniforme.
Existem muitas maneiras diferentes de usar borra de café no rosto. A melhor maneira é misturar os grãos de café com um ingrediente não-comedogênico (o que significa que não obstruirá os poros). Aqui está uma receita para experimentar:
Para conhecer outros usos da borra de café, dê uma olhada no vídeo:
Mas existe um porém. Alguns grãos de café podem danificar a pele, ao invés de ajudá-la. O café moído por máquina pode ser abrasivo pois não é cosmeticamente liso, como os vendidos por empresas maiores. Esses grãos têm a capacidade de potencialmente causar micro rasgos na pele, piorando sua condição inicial.
Além disso, o esfoliante de café não é indicado para pessoas com peles acneicas. A acne é resultado do bloqueio dos poros que ficam embaixo da superfície da pele e o café não alcança esses locais, causando irritação da área inflamada.
O último malefício da borra de café, contudo, não diz respeito a seus efeitos na pele. Acredita-se que os grãos de café são as piores coisas que podem parar no encanamento de uma casa. Mesmo usando grãos menores esporadicamente, eles podem acabar se misturando com óleos dentro do encanamento e criando coágulos. Químicos domésticos não têm o poder de dissolver o café e, por isso, o problema só poderia ser resolvido por encanadores.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais