O botox é um produto utilizado para fazer com que o músculo se contraia, evitando o surgimento de rugas
O botox é um medicamento utilizado para o tratamento de rugas e problemas nos músculos corporais. O nome botox é o termo popular, usado por ter sido a primeira marca a registrar o remédio. Porém, a verdadeira denominação é toxina botulínica, substância retirada diretamente da bactéria Clostridium botulinum, causadora do botulismo.
Essa substância, em grandes quantidades, pode ser extremamente danosa para o corpo humano. Quando em contato com o organismo ela pode causar botulismo, uma doença neuroparalítica grave que tem como principais sintomas a dificuldade de engolir, além da paralisia e a fraqueza facial.
Segundo estimativa de estudiosos, uma grama de toxina botulínica, em sua forma pura, pode causar a morte de pelo menos um milhão de pessoas. Sendo assim, seria necessário apenas alguns quilogramas para matar toda a população terrestre. Essa substância é encontrada na bactéria Clostridium botulinum, em rios, solos, florestas e tratos intestinais de mamíferos e peixes.
Porém não é preciso ficar com medo do uso do botox, já que a quantidade de toxina botulínica usada na sua produção é ínfima.
Qual o efeito do botox?
Como a produção do botox usa pequenas quantidades de toxina botulínica, o único efeito do produto é a paralisação temporária dos músculos e nervos corporais. Quando no corpo humano, a neurotoxina faz com que o processo nervoso pare de estimular a contração dos músculos, ajudando a reduzir as rugas e os espasmos na região.
A função do botox é bloquear a liberação de um mensageiro químico chamado Acetilcolina, comumente liberado na ligação entre as células musculares e os nervos. Ele é responsável por passar a mensagem para o músculo se contrair, e quando impedido de ser liberado, gera paralisia momentânea na região.
Para tratamentos, o botox é aplicado na região alvo — onde ficam as rugas ou acontecem os espasmos. A aplicação é feita com uma agulha pequena contendo a substância, que deve ser injetada três vezes em cada parte. O procedimento é rápido e não é necessário repouso, apenas cuidados com o local da aplicação.
Para o que serve o botox?
O principal uso do botox é para a redução de rugas faciais. De acordo com relatório da American Board Of Cosmetic Surgery, aplicações de toxina botulínica são os procedimentos estéticos mais praticados no mundo todo. Os dados apontam que pelo menos 7 milhões de pessoas ao redor do globo já fizeram esse tratamento para eliminar sinais de idade.
As regiões que costumam receber o botox são:
- O meio das sobrancelhas
- Ao redor dos olhos, nos pés de galinha
- Na testa
- Linhas ao redor da boca
- Pele do queixo
Em certas localidades a aplicação de botox é permitida apenas na região dos olhos e da testa. Por isso, verifique com o seu profissional de saúde se o local que irá receber a substância é aprovado pelos Órgãos da sua região.
Outros usos do botox são condições de saúde que afetam o dia a dia do paciente. A maioria dessas doenças afetam o sistema neuromuscular, causando algum tipo de espasmo corporal. Confira a seguir:
- Estrabismo (olhos que apontam para direções diferentes);
- Enxaqueca crônica que dura mais de quatro horas por mais de 15 dias no mês;
- Espasmos oculares ou nas pálpebras;
- Distonia cervical, que gera dores no pescoço;
- Bexiga hiperativa resultado de uma condição neurológica pré-existente;
- Espasticidade dos membros superiores, em qualquer pessoa com mais de 2 anos de idade;
- Suor excessivo ou hiperhidrose;
- Neuropatia;
- Artrose;
- Dor miofascial crônica (CMP);
Um estudo, da Hannover Medical School (MHH), apontou que, quando aplicada na testa, a toxina botulínica pode reduzir sintomas de condições psicológicas. Os pesquisadores observaram que o tratamento foi capaz de aliviar os sinais de depressão e as emoções negativas de borderline.
Uma outra pesquisa também apontou que o Botox poderia funcionar como tratamento para vermelhidão no rosto da menopausa, queloides, hidradenite supurativa e lesões vesiculosas resultado da doença de Hailey-Hailey, uma condição genética rara.
Quanto tempo dura o efeito do botox?
A toxina botulínica demora pelo menos uns dois ou três dias para mostrar os seus efeitos. Porém, os resultados finais talvez só sejam visíveis em até duas semanas. Depois de três ou seis meses o Botox para de bloquear o movimento dos músculos.
Para isso talvez seja necessário retornar ao médico para repetir o procedimento. Porém, é preciso que o profissional de saúde refaça os exames, com intuito de garantir que não existe nenhum problema em re-aplicar o botox na região.
Quais são os riscos do botox?
Apesar de ser um procedimento seguro, quando feito de maneira correta, o botox pode ter alguns efeitos colaterais. Eles são:
- Dor de cabeça
- Pálpebra caída — acontece quando a substância se mexe da região que foi aplicada para os olhos;
- Boca caída
- Olhos secos
- Sintomas de mal estar
- Tontura
- Fraqueza muscular
- Dor e inchaço leve na região da injeção
Para evitar alguns desses efeitos é preciso adotar certos cuidados no pós-procedimento. Desta forma, evite colocar pressão na área em que o botox foi aplicado por pelo menos 12 horas após. Não deite em até três ou quatros horas depois, para evitar que o líquido se espalhe.
Pessoas gestantes, amamentando ou que têm algum tipo de condição neurológica devem evitar a aplicação de botox. Como o produto não funciona em todas as rugas, converse com um profissional antes de usar.
Se você apresentar qualquer um dos sintomas a seguir, entre em contato com um profissional da saúde:
- Problemas de vista
- Sinais de infecção urinária
- Falta de ar
- Dificuldade em engolir
- Discurso reduzido
- Tontura
- Paralisia
- Estômago irritado.