Botox capilar: o que é e benefícios para o cabelo

Compartilhar

O botox capilar é uma técnica de hidratação profunda para cabelos que não contém toxina botulínica, apesar do nome remeter ao procedimento estético. O objetivo do produto é preencher os fios e fazer com que eles fiquem mais bonitos, sem frizz ou pontas duplas. A composição do botox é, em grande parte, livre de químicos e rico em nutrientes essenciais para os fios.

O nome do produto é dado apenas pela semelhança entre seu resultado com o do procedimento estético do botox. Ou seja, o botox capilar traz uma elasticidade e resistência ao cabelo, semelhante ao que a toxina botulínica faz com a pele. Logo, você não precisa se preocupar com agulhas sendo aplicadas em sua cabeça.

Shampoo caseiro: benefícios e como fazer

Qual é a função do botox no cabelo?

O botox capilar é usado como um tratamento para cabelos danificados, desidratados e que tem contato com química constantemente. Ele tem como função principal preencher o cabelo com os nutrientes que estão em falta para que o mesmo fique forte, cheio e com uma aparência agradável. 

Desta forma, o produto funciona como um condicionador de alcance profundo, que é aplicado no cabelo e deixado por alguns minutos até fazer efeito. Durante esse período, ele vai nutrindo os fios com vitaminas, como a B5, e ácidos, como ômega-3. Esses nutrientes trazem mais oxigênio para o couro cabeludo e ajudam a deixar o cabelo mais saudável.

A fórmula de cada botox muda de acordo com a marca. Por isso, antes de comprar o seu produto, confira o rótulo, assim é possível buscar o botox capilar que melhor atende suas necessidades. O importante é que, quando aplicado no couro cabeludo, ele traga hidratação, melhora a coloração, reduza o envelhecimento e fortaleça os fios. 

Quanto tempo dura o efeito do botox capilar?

O botox capilar é tido como um produto semi permanente. Logo, ele pode durar de dois até quatro meses. No entanto, depois do primeiro mês os efeitos começam a desaparecer lentamente, com algumas características anteriores se fazendo presentes. Alguns especialistas recomendam o uso semanal de máscaras capilares para prolongar o efeito do botox.

Depois que os resultados do produto saírem de vez dos fios, fica a critério do usuário aplicá-lo novamente no couro cabeludo. 

Foto de Ali Pazani na Unsplash

Qual é a diferença entre botox e progressiva?

A progressiva é uma técnica química, que utiliza de formol para alcançar o alisamento dos fios de cabelo. Ao contrário do botox capilar, que — em maior parte — não contém adicional químico e por esse motivo não tem a função de alisar o cabelo. 

Devido a adição de formol em sua composição, a progressiva é considerada mais agressiva à saúde do cabelo. Podendo causar danos como desidratação e pontas duplas, que são reparadas pela aplicação do botox capilar

O botox capilar é seguro para todos os tipos de cabelo? 

Em boa parte dos casos o botox capilar é seguro para uso, afinal, não contém produtos químicos em sua composição. Porém, algumas pessoas podem apresentar reações alérgicas ao fazer uso da técnica, por isso, sempre faça o teste em um pequeno pedaço de pele antes de aplicar.

Algumas marcas de botox capilar também adicionam uma pequena quantidade de formol à composição, para que ele ajuda no alisamento dos fios — mesmo que um pouco. Gestantes e pessoas com couro cabeludo sensível devem evitar o uso desse químico, sendo assim, devem conferir o rótulo antes de comprar.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) determina que o formol só pode ser adicionado em cosméticos em pequenas concentrações. Logo, as empresas responsáveis pela criação de botox capilar devem se responsabilizar por entregar produtos seguros e com menor concentração do componente.

Cabelo cacheado lixo zero: é possível?

Como aplicar o botox capilar? 

A melhor forma de aplicar o botox capilar é marcando uma hora em um cabeleireiro especializado. Afinal, essas pessoas têm o conhecimento adequado para fazer o tratamento e obter os resultados ideais. Converse com seu cabeleireiro antes do procedimento sobre as marcas que vão ser usadas e quais ingredientes não irão causar problemas ao seu couro cabeludo.

Se você deseja fazer o processo em casa, basta comprar um kit de botox capilar e separar uma hora do seu dia para a realização. Lave o cabelo com shampoo anti-resíduos pelo menos duas vezes e enxague-o. Aplique o produto no cabelo quase seco, dividido em mechas, da ponta até a raiz. 

Deixe o produto agir por 20 minutos, e tampe a cabeça com uma touca. Quando o tempo passar, lave a cabeça com bastante água e seque o cabelo com o secador e o auxílio da escova. Se achar necessário, finalize com a chapinha. 

Ana Nóbrega

Jornalista ambiental, praticante de liberdade alimentar e defensora da parentalidade positiva. Jovem paraense se aventurando na floresta de cimento de São Paulo.

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais