Os brinquedos ecológicos são uma maneira simples, prática e divertida de introduzir as crianças à importância do respeito à natureza, ao meio ambiente e ao planeta. Além de sustentáveis e educativos, também são livres de materiais tóxicos, que podem ser nocivos à saúde sensível dos pequenos. Ao presentear com um brinquedo ecológico, você estimula a criatividade da criança e ajuda a desencorajar, desde cedo, o uso indiscriminado de plástico.
Brinquedos ecológicos são aqueles produzidos com materiais naturais e/ou biodegradáveis. Eles podem usar tecidos orgânicos, madeira certificada, borracha natural e até plástico, desde que reciclado.
É importante se certificar de que o brinquedo não possui químicos nocivos à saúde, como BPA ou os ftalatos, e se a extração do material é sustentável. Geralmente, essas informações são encontradas na caixa do produto. Mas, você pode também perguntar ao vendedor ou entrar em contato com a marca pelo site, antes de fazer a compra. Para garantir que está realmente adquirindo um brinquedo ecológico.
As embalagens de brinquedos são um problema à parte, igualmente (ou até mais) prejudiciais à natureza. Cientistas acreditam que em 2050 haverá mais plástico do que peixes nos oceanos. A previsão é preocupante, sobretudo diante do crescente aumento da poluição plástica em aterros sanitários e lixões.
O plástico pode demorar centenas de anos para se decompor e isso interfere negativamente na cadeia alimentar, prejudicando animais marinhos e terrestres. Ao optar por um brinquedo ecológico, você diminui o consumo de plástico e ainda ensina as crianças a adotar uma vida sustentável.
Além da preocupação ambiental, os brinquedos ecológicos também costumam ser mais interativos e ajudam no desenvolvimento cognitivo das crianças. Se puder, aproveite esse momento lúdico para brincar junto com os pequenos e divirta-se também! Confira cinco ideias de brinquedos ecológicos para presentear com inteligência e sustentabilidade.
O bom e velho cavalinho de balanço nunca sai de moda. Ele é ecológico e trabalha a coordenação motora, além de despertar na criança o respeito e o carinho pelos animais.
Você também pode encontrar carrinhos, blocos, bilboquê, jogos e muitos outros brinquedos de madeira reflorestada para presentear as crianças. A OllyToys é uma loja especializada em brinquedos de madeira e conta com opções para diversas faixas etárias, dos nove meses aos cinco anos de idade.
O cata-vento é um brinquedo clássico, que encanta crianças – e adultos! – há gerações!
É ideal para brincar ao ar livre, em parques ou no jardim, porque funciona com o efeito natural do vento sobre o objeto. Educativo por si só, pode ser de madeira, papel ou feito em casa.
Existem muitas opções de casinhas de madeira no mercado. No entanto, a parte mais divertida deste brinquedo é fazê-lo em casa com papelão, pintá-lo e decorá-lo como quiser. Além de estimular a criatividade, a casinha também ajuda a criança a desenvolver senso de responsabilidade. Podendo despertar um possível talento para artes, arquitetura e design.
Os instrumentos musicais são uma das opções preferidas de quem procura por brinquedos ecológicos. É muito fácil encontrar instrumentos prontos feitos de madeira em lojas voltadas ao público infantil. Só que você também pode fazer os seus em casa!
A música tem efeitos terapêuticos e existem diversos estudos que comprovam os benefícios da música para o cérebro. Especialmente quando o aprendizado musical tem início na infância ou adolescência. O instrumento musical ecológico pode ser o primeiro passo para revelar um grande talento.
Confira no vídeo abaixo (em inglês) como fazer em casa uma maraca, um pau-de-chuva, um tambor e um pandeiro.
O jogo das varetas é acessível, educativo e também pode ser feito em casa. Em vez de comprar um jogo pronto, você pode optar por fazer o próprio jogo com folhas de jornal ou palitinhos de madeira. Se optar pelo jornal, basta dobrar o papel em formato de canudo, bem fininho, e pintar como preferir. Já as varetas de madeira só exigem pintura.
Uma dica é usar tinta natural, que você também pode fazer em casa utilizando ingredientes culinários como beterraba e açafrão. Se preferir, existem marcas que vendem as tintas prontas. Você pode reaproveitar o que restou da tinta para pintar móveis, materiais gráficos e outros objetos.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais