Você já se perguntou por que o seu cachorro come sapato? Seja um salto, uma sapatilha, um tênis ou um chinelo, se você tem um cão, já deve ter enfrentado o desprazer de ver seu animal de estimação se deliciando com um dos seus sapatos. Essa atitude canina tem uma explicação e pode ser prevenida de forma não prejudicial para o tutor e o cachorro.
Os cães são animais que aprendem sobre o mundo mordendo. Isso significa que, ao usar seus dentes, os filhotes estão explorando as coisas ao seu redor. Esse período da vida canina tem o mesmo nome de uma fase infantil humana, a fase oral.
Além disso, existem diversos outros motivos pelos quais o seu cachorro come sapato:
Punir ou proibir o seu cachorro de comer sapatos pode fazer com que ele passe a identificar a atividade de morder como errada. A melhor maneira de evitar que o bicho de estimação detone seus sapatos é encontrando outros objetos que ele pode passar o tempo mordendo.
O primeiro passo é garantir que ele gaste toda sua energia no dia a dia. Deixar o animal sozinho e sem entretenimento pode fazer com que ele fique entediado e busque se distrair com um de seus chinelos jogados no chão. Por isso, certifique-se de brincar com seu amigo canino, levá-lo para passear e oferecer todos os brinquedos necessários para seu divertimento.
Evite correr atrás dele para pegar o sapato, afinal, cachorros não entendem a linguagem humana e podem confundir o ato com uma brincadeira. Sendo assim, toda vez que ele quiser sua atenção, vai aparecer comendo sapato. Em vez disso, se mantenha calmo, ofereça um mordedor para o cachorro e pegue o calçado quando ele estiver distraído com o novo brinquedo.
Ofereça brinquedos de morder adequados para o seu bicho de estimação, assim é possível evitar situações em que o cachorro come sapato. A seguir separamos algumas alternativas para o animal estimular seus dentes:
Apesar de não digerir o leite com facilidade, o queijo é melhor recebido pelo sistema digestivo canino. Por isso existem queijos específicos, um pouco mais duros que o normal, que servem como mordedores. Além de serem comestíveis, os queijos himalaia são resistentes e duram mais do que outros mordedores alimentares.
Antes de oferecer o queijo himalaia para o cachorro que come sapato, confirme com um veterinário se o animal pode ingerir o produto. Cães mais velhos e com a arcada dentária sensível devem evitar o queijo, pois pode quebrar os dentes do animal.
Feitos com carne do esôfago de bois, esses sticks são uma ótima opção para cachorros com dentes sensíveis, já que são mais moles que outros tipos de mordedores. Isso faz com que eles não sejam muito duráveis, e sejam mais adequados para cachorros de pequeno porte ou filhotes.
Algumas lojas oferecem mordedores de nylon como um brinquedo para cachorros que gostam de utilizar seus dentes. Essa alternativa pode ser mais prática e durável, porém, não é comestível, além de ser feita com plástico. Sendo assim, pode causar problemas gastrointestinais em animais que ingerem pedaços do mordedor.
Os ossos de boi podem ser usados como alternativa para o seu cachorro que come sapato. Esses produtos são encontrados em pet shops, algumas variedades são até mesmo preenchidas com recheios — como carne e outros alimentos saudáveis para cães. Comidas que podem ser usadas para preencher o osso são:
Apesar de ser uma boa opção, os ossos são usados para lamber, e diferente de outros mordedores, não ajudam na limpeza e no alívio da dor dos dentes caninos. Além disso, dependendo do tamanho, o osso pode acabar ficando preso na mandíbula do animal depois que ele terminar de comer o recheio. Considere esses fatores antes de comprar o produto.
As frutas e vegetais secos que servem de mordedor para cachorros podem ser feitos em casa ou comprados em pet shops. Escolha a fruta ou o vegetal preferido do seu bicho de estimação, e evite usar os que podem ser danosos à saúde do animal.
Além de ser mais saudável que outros mordedores, as frutas e vegetais secos também promovem a saúde dentária. Para desidratar o alimento, corte-o em pedaços, e leve ao forno em fogo baixo. Depois de 30 minutos, confira se as frutas secaram, tire a assadeira do forno e deixe o alimento esfriar.
Algumas pessoas podem ter medo de oferecer o osso para que o cachorro possa morder. Afinal, certos ossos podem fazer com que o animal tenha problemas estomacais, ou engasgue.
Para evitar esse problema não ofereça ossos de frango ou de animais pequenos e, se possível, descarte o mordedor assim que o cachorro retirar todos os pedaços de carne presos a ele.
Partes mais duras da carne animal podem ser ótimas como mordedores, principalmente se forem revestidas com couro. No entanto, essas carnes são comumente ricas em gordura, sendo assim, evite dá-las ao cachorro com muita frequência — principalmente se forem pedaços mais macios que acabam rápido.
Cachorros grandes tendem a gostar de brinquedos feitos com corda, já que esses oferecem uma boa superfície para morder e são mais resistentes que outros mordedores. Por isso, seu cachorro que come sapato pode adorar se distrair com esses brinquedos, deixando de lado os calçados. Entretanto, não se esqueça de ficar de olho no animal, para que ele não engula os fios da corda.
Antes de escolher o que dar de mordedor para o seu cachorro que come sapato, leve em consideração suas características: Qual o seu porte? O que ele gosta de comer? Qual sua idade?
Todas essas informações ajudam a escolher o brinquedo certo para o seu bicho de estimação. Por fim, converse com o veterinário que acompanha o animal para ter uma dica sobre o melhor produto.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais