Cachorro troca de pelo? O que fazer

Compartilhar

O cachorro troca de pelo para se desfazer de fios danificados ou velhos em um processo natural na maioria dos animais de estimação. Muitas raças de cães trocam o pelo em quantidades e épocas diferentes — podendo ocorrer tanto sazonalmente quanto o ano todo. 

Em cachorros que trocam de pelo sazonalmente, os períodos da primavera e outono são os mais prolíferos. Isso ocorre por conta da variação do clima. Durante a primavera, os pelos começam a cair como uma preparação para climas mais quentes e durante o outono a troca ocorre para que os fios finos sejam substituídos pela pelagem que os protege do inverno. 

Muitos cães também não possuem uma troca de pelo tão característica e notável, perdendo alguns fios todos os dias para manter uma pelagem saudável. No entanto, em todos os casos é recomendado que exista um cuidado especial para que os nossos amigos de quatro patas continuem com pelos saudáveis. 

Além disso, o controle da troca de pelo em cachorros pode ajudar a minimizar a bagunça causada por pelos soltos em casa. Principalmente em raças cuja troca ocorre mais frequentemente e facilmente. 

Cachorro com sarna: o que fazer e como tratar

Confira algumas dicas para ajudar o seu cachorro na troca de pelo

Escovação 

Em geral, a escovação ajuda a amolecer os pelos mortos e oferecer uma troca mais confortável. 

Para cachorros de pelagem curta:

  • Com uma escova de cerdas curtas e escove o pelo do animal no sentido contrário do crescimento, para facilitar a troca de pelo. Depois, escove no sentido do crescimento para que eles se soltem completamente da pele do animal;
  • Continue o processo em todo o pelo do animal para ajudar na troca e para espalhar os óleos naturais liberados da pele do cachorro;
  • Luvas especiais para a escovação também podem ser usadas — faça movimentos circulares em toda a extensão da pelagem do animal e depois penteie no sentido do crescimento para evitar nós. 

Cachorros com pelagem comprida ou subpelo:

  • Use uma escova de dentes longos ou uma ferramenta especial para a remoção de subpelos; 
  • Escove toda a pelagem do animal em todas as direções até que o pelo pare de sair na escova; 

Cuidados

Ao notar uma troca excessiva de pelos do seu cão, consulte um veterinário. Muitas vezes, condições endócrinas e alergias podem afetar o pelo do cachorro e causar a queda desnecessária de fios. Algumas possíveis causas para a queda de pelo incluem:

  • Infecções bacterianas
  • Infecções fungais
  • Parasitas como pulgas e piolhos
  • Condições da tireoide
  • Doenças renais 
  • Condições do fígado
  • Doenças autoimunes
  • Ansiedade ou estresse
  • Gravidez
  • Queimaduras solares

A escovação frequente é essencial e também previne nós e possíveis problemas relacionados ao embaraçamento de fios, como crescimento de mofo no pelo do animal. 

Alimentação 

A alimentação também pode influenciar na troca de pelo do cachorro. Uma dieta balanceada com os nutrientes certos pode manter o pelo do animal saudável e evitar a queda excessiva. De acordo com o site Pet Care Rx, essa alimentação deve incluir fontes de proteína digerível. 

Confira os outros nutrientes essenciais na alimentação dos cachorros: 

Nutrientes para cachorros: do que seu pet precisa?

Hidratação 

A hidratação do animal, além de ser extremamente importante na prevenção de condições como a desidratação ou o superaquecimento, também ajuda a manter uma pele hidratada — que diminui a queda de pelo. 

Cachorro desidratado: como identificar

Banho 

Dar banho no cachorro pelo menos uma vez por semana durante o calor também pode ajudar nesse controle. Entretanto, algumas raças não podem ser banhadas com tanta frequência. Nesses casos, é recomendado seguir a indicação veterinária. 

Imagem de Hayffield L no Unsplash

Como deixar uma casa sem pelos de animais 

Após seguir as dicas anteriores, é possível controlar a quantidade de pelos de animais na sua casa. No entanto, todo cachorro troca de pelo. Desse modo, os métodos são usados estritamente para reduzir a quantidade de pelo trocado, e não eliminá-los.

Em geral, é recomendado que o tutor do animal tenha uma rotina de limpeza frequente e que envolve o uso de aspiradores de pó. Como é impossível impedir a troca de pelo dos cachorros, esse é um dos únicos métodos para minimizar a bagunça decorrente disso. 

Júlia Assef

Jornalista formada pela PUC-SP, vegetariana e fã do Elton John. Curiosa do mundo da moda e do meio ambiente.

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais