Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Cacto-estrela é uma suculenta nativa da África que possui um odor o semelhante ao de carne estragada

O cacto-estrela é uma suculenta perene que tem flores avermelhadas e em formato de estrela-do-mar. Essa planta também é conhecida como flor-estrela e é encontrada em regiões áridas ou semiáridas. Ela libera um odor semelhante ao da carne em decomposição, o que faz com que seja comumente cultivada apenas por apreciadores de suculentas.

Apesar do nome popular, o cacto-estrela não é um cacto. Seu nome científico é Stapelia hirsuta, e ela é considerada uma planta herbácea cactiforme, que pode alcançar até 20 centímetros de altura. Sendo nativa do continente africano, a espécie pode ser encontrada na África do Sul, na Botsuana, no Zimbabwe e na Namíbia. 

Por ser uma planta que se desenvolve em altas temperaturas, o cacto-estrela não precisa de muitos cuidados para se manter saudável. Além disso, por ser uma suculenta, sua rotina de rega é bem restrita, podendo ser feita apenas uma ou duas vezes na semana. 

cacto-estrela

Por que a flor do cacto estrela fede tanto?

Quem tem um cacto-estrela em casa já deve ter percebido que a flor tem um cheiro levemente estranho. Isso porque ela libera um odor semelhante ao de carne podre. O objetivo desse cheiro é facilitar a polinização da planta, atraindo moscas para os seus órgãos reprodutivos, com o intuito de que elas carreguem o pólen de uma flor para a outra. 

Por que o cacto estrela atrai moscas?

A estrutura reprodutiva da planta é formada por várias membranas e sacos de pólen, que prendem as pernas e boca dos insetos. Quando presos na flor, esses insetos são acoplados com dois sacos de pólen, que serão liberados em outras plantas, assim que a mosca conseguir se livrar, facilitando a polinização da espécie.

O cheiro de carne em decomposição costuma atrair moscas varejeiras, que se enganam com o odor e botam seus ovos na superfície da flor. Esses insetos fazem isso na esperança de que quando os ovos rachem, as larvas consigam se alimentar da suposta “carne podre”. Porém, como isso não acontece, os insetos morrem desnutridos. 

Quanto tempo dura a flor de cacto-estrela?

O tempo de vida da flor do cacto-estrela é curto, cerca de cinco dias antes que comece a murchar. Quando isso acontece, as hastes da flor se fecham e ficam semelhantes ao de uma suculenta carnívora. 

A época de florescimento de um cacto-estrela acontece principalmente durante o verão e a primavera, quando as condições estão adequadas para a sua sobrevivência. Porém, é preciso que a planta receba os cuidados necessários para que floresça anualmente. 

Como cultivar o cacto-estrela?

Como foi mencionado anteriormente, cuidar do cacto-estrela não é complicado, assim como não é com outros cactos e suculentas. A planta consegue armazenar água por muito tempo em seu interior, o que faz com que as regas não precisem ser frequentes. 

Antes de molhar sua flor-estrela, verifique se o solo está úmido ou seco. Se estiver seco, é preciso regar o cacto-estrela até que a água vaze pela parte de baixo do vaso. Porém, não exagere na quantidade, pois isso pode fazer com que as raízes apodreçam e a planta morra.

Apesar de se dar bem com altas temperaturas, essa espécie não precisa ficar sob sol pleno para ter todos os nutrientes. Na verdade, ela pode ser posicionada em meia sombra, ou próxima a uma janela, sem luz direta. Quanto mais contato com os raios solares, mais escura é a flor. 

O cacto-estrela é uma planta de fácil propagação. Isso significa que você pode fazer uma muda da espécie arrancando um pedaço de seus ramos e replantando em outro vaso.

Por ser originária de regiões áridas e semi-áridas, a planta se adapta bem a solos arenosos. Se você for plantar uma muda, adicione um pouco de areia à terra, bem como um composto orgânico, que funciona como adubo para o crescimento do cacto-estrela.  

Devido ao seu odor, não é recomendado manter a planta dentro de casa. Escolha uma localidade da residência com passagem de ar, isso pode ajudar a disfarçar o cheiro ruim propagado pela suculenta. 

Quais são os problemas comuns do cacto-estrela?

O apodrecimento das raízes é um dos principais problemas do cacto-estrela. Se ele não estiver recebendo a quantidade de água e luz solar necessária, pode enfrentar uma proliferação de fungos e bactérias que afetam sua estrutura. As pragas que mais atacam essa suculenta são as cochonilhas (pequeno hemíptero) e os fungos. 

Se a flor-estrela apresentar problemas com pragas, corte a parte infectada com uma faca esterilizada e passe um fungicida no local para que volte ao normal. 


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais