Designers utilizam materiais como cadeiras de plástico para reduzir custos a pacientes
Cadeiras de rodas são caras e muitas vezes inacessíveis para as pessoas que vivem em países de terceiro mundo. Para reduzir o custo das cadeiras, os designers catalães Josep Mora e Clara Romaní construíram cadeiras de rodas recicladas a partir de modelos comuns de cadeiras baratas que estão disponíveis no mercado local.
Para fazer a criação, os designers reciclaram cadeiras de rodas velhas. Suas rodas foram retiradas e anexadas em cadeiras disponíveis no local, tais como as de plástico e madeira. Na oficina de Inkuru Nziza, os vários modelos estão sendo testados atualmente com pacientes de hospitais.
O objetivo é reduzir, tanto quanto possível, o custo das cadeiras de rodas. Ao comprar apenas as rodas e reciclar os materiais disponíveis localmente, o custo é reduzido de forma drástica.
Para se certificar de que os usuários saberão como reparar o produto, ele é convidado a assistir a fabricação em uma oficina. A equipe do hospital também está sendo treinada para fazer cadeiras de rodas e assim continuar o trabalho, uma vez que os designers irão regressar ao seu país.
Segundo o portal TreeHugger, as cadeiras podem não ser tão confortáveis de usar como as cadeiras de rodas padrão, mas elas são definitivamente melhor do que nada.
A dupla de designers está atualmente em Ruanda para testar a ideia e criar oficinas no intuito de incorporar as cadeiras de rodas finais no processo de produção.
Fonte: www.ecodesenvolvimento.org.br
Veja também: