Misturar café com leite pode ser benéfico para o processo anti-inflamatório do organismo humano
O café com leite é uma bebida clássica do café da manhã brasileiro, principalmente para pessoas que não são chegadas no gosto do café preto. Mas, além disso, o café com leite é repleto de benefícios que podem melhorar o funcionamento do sistema imunológico e oferecer uma série de nutrientes ao organismo.
Quais os benefícios de tomar café com leite?
Alguns estudos têm focado em entender qual a relação entre os benefícios do café com leite, e como eles afetam o organismo humano. Confira a seguir as principais vantagens dessa bebida:
Melhora o combate a inflamações
Um estudo, publicado no Journal of Agricultural and Food Chemistry, apontou que o café com leite pode facilitar o combate a inflamações devido à combinação de polifenóis com o cálcio e aminoácidos.
O café é rico em polifenóis, um antioxidante comum em alimentos à base de plantas. Essa substância ajuda a reduzir o estresse oxidativo, que contribui para o avanço de inflamações. Uma pesquisa, de 2023, sugere que o consumo de produtos ricos em polifenóis ao lado de produtos ricos em aminoácidos – como o leite – torna os antioxidantes ainda mais eficazes na redução da inflamação. Além disso, ele está relacionado a um menor risco de doenças crônicas, como o câncer, e a saúde da microbiota estomacal.
O cálcio, por outro lado, é um mineral que faz parte da composição do leite. Ele é responsável por facilitar a liberação hormonal e fortalecer a construção de ossos e dentes. Durante o estudo, foi descoberto que a combinação do café e do leite mais os aminoácidos da bebida de origem animal ajudam a liberar maior quantidade de anti-inflamatórios.
Desta forma, essa mistura pode ser benéfica em diversos âmbitos, principalmente porque os polifenóis são de difícil digestão. Os especialistas responsáveis pelo estudo ainda não conseguiram entender os efeitos anti-inflamatórios do antioxidante. No entanto, defendem que tomar uma xícara de café com leite por dia pode trazer efeitos benéficos.
Reduz a acidez do café
O consumo de café preto por algumas pessoas, como aquelas que sofrem com gastrite, é complicado. Afinal, a acidez da bebida pode afetar o pH do líquido estomacal e gerar desconforto.
Mesmo que o ideal para esses indivíduos seja eliminar o café do dia a dia, nem todo mundo consegue tomar essa atitude. Por isso, se você tiver dificuldade em tomar a bebida pura, opte por uma xícara de café com leite. Essa alternativa pode ajudar a neutralizar, ao menos um pouco, a acidez do líquido.
Prevenir câncer no esôfago
Um café muito quente pode causar queimaduras térmicas no esôfago. O acúmulo dessas queimaduras pode resultar em câncer em uma fase avançada da vida. Por isso, misturar leite morno ou gelado no café ajuda a moderar a temperatura da bebida, e assim, aliviar as queimaduras.
Reduz dor de cabeça e enxaqueca
O café com leite reúne o melhor dos dois mundos das bebidas clássicas: o efeito analgésico do café e o calmante do leite. Desta forma, quando consumida com moderação, essa combinação pode ajudar na redução dos sintomas de dor de cabeça e enxaqueca.
Além disso, o efeito calmante pode ajudar a equilibrar o “pico de hiperatividade” causado pela cafeína.
Rico em calorias
Para quem está tentando emagrecer, o café com leite pode não ser a melhor opção, devido seu alto teor em calorias. Porém, para quem está buscando ter uma refeição completa, que oferece saciedade, tomar café e leite, acompanhado de mais um lanche — como uma torrada ou um pão integral — pode ajudar.
Mas se você estiver tentando ganhar peso, adicionar o café com leite também pode facilitar o processo.
Como preparar o café com leite?
Especialistas apontam que o consumo ideal de café é de 300mg por dia. Por isso, equilibrar a bebida com o leite pode facilitar o controle do consumo diário. Durante a preparação tente manter uma quantidade de metade café e metade leite.
Existem algumas variações clássicas de café com leite que você pode tentar em seu café da manhã ou lanche da tarde. Confira a seguir:
Tradicional: café com leite fervido em proporções iguais;
Mocha: mistura de uma dose de café espresso, calda de chocolate e espuma de leite vaporizado;
Cappuccino: café espresso, leite, mel e canela e/ou chocolate em pó;
Média ou Latte: uma dose de café espresso, leite vaporizado e uma camada fina de espuma cremosa;
Macchiato: café espresso, espuma de leite vaporizada e, se preferir, chantilly.
Para saber mais sobre essas bebidas, confira as matérias: “Tudo sobre o café: das vantagens aos riscos” e “Leite faz mal? Conheça opções vegetais”.