Foto de VD Photography na Unsplash
O conceito de café de semente de tâmara não é uma ideia nova. Embora tenha ganhado tração no Brasil e em outros países nos últimos anos, a bebida já era aproveitada em diversos países do Oriente Médio devido à abundância da fruta nestes locais.
O Iraque, por exemplo, foi o produtor mundial de tâmaras durante as décadas de 1950 e 1970, produzindo quase um milhão de toneladas da fruta por ano. Na época, estima-se que o país tinha cerca de 32 milhões de tamareiras.
A descoberta da bebida, entretanto, foi feita através de uma simples dúvida: “É possível aproveitar toda a fruta, com sementes e tudo?”. E, enquanto alguns se contentavam com o descarte das sementes, outros tiveram a ideia de transformá-las, tornando a tâmara um alimento isento de desperdícios e que pode ser aproveitada até o caroço.
O café de semente de tâmara é um subproduto da fruta, em que as sementes são torradas e pulverizadas e, então, coadas em uma bebida com o gosto semelhante ao do café convencional, mas sem cafeína.
Desde a idealização do café de semente de tâmara, algumas empresas começaram a comercializar o pó como um substituto do café. Entre seus benefícios, além de um energético natural, acredita-se que a bebida pode diminuir os impactos ambientais derivados das plantações de café.
A tâmara é uma fruta que cresce na tamareira, uma palmeira cultivada há milênios. Sua origem é desconhecida, mas acredita-se que ela tenha surgido no norte da África ou sudoeste da Ásia.
Acredita-se que existam em torno de 200 variedades de tipos de tâmaras com formatos e sabores diferentes, porém, todas são iguais em nutrição. A mais famosa é a medjoul, conhecida por seu sabor adocicado.
Além de ser apreciada na cozinha por seu delicioso sabor, a tâmara pode ser consumida como uma fruta substituta natural do caramelo, sendo uma fonte de diversos nutrientes, como:
Assim como a fruta, o café de semente de tâmara possui alguns benefícios à saúde. De acordo com Jaber Abdul-Azeez Hussein, produtor da bebida, o café é uma fonte de antioxidantes, além de potencialmente reduzir a pressão arterial e a temperatura corporal.
A bebida também é comumente usada como alimento medicinal para asma brônquica, tosse, pedras nos rins e memória fraca devido ao seu alto teor de aminoácidos.
Além disso, como substituto do café, o café de semente de tâmara também possui uma baixa pegada ambiental em comparação com a bebida convencional.
O produto pronto ainda não é disponibilizado em supermercados ao redor do mundo. Porém, é possível fazer o seu próprio café de semente de tâmara em casa com poucos ingredientes.
Lembre-se: para que as sementes sejam transformadas em um pó ideal para coar café, a receita pede por um moedor ou triturador.
Se quiser, também pode adicionar outros ingredientes à sua escolha, como canela, cardamomo, leite vegetal e o adoçante de sua preferência.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais