Café forte é uma característica da bebida que pode ser diferente de acordo com o gosto de cada indivíduo
Determinar se você está tomando um café forte pode ser complicado. Isso porque o quão forte é a bebida varia de acordo com a opinião e o gosto de cada indivíduo. Para algumas pessoas um café forte é aquele que contém alta quantidade de cafeína, enquanto outros preferem o gosto amargo, ácido, um aroma forte e uma concentração mais densa.
Qual tipo de café mais forte?
Ao contrário do que muitos pensam, o valor indicado na embalagem do café não aponta o quão forte ele é (de acordo com a quantidade de cafeína) e sim a sua taxa de torração. Quanto mais escuro a cor do grão do café, mais alta é a sua taxa de torra. Apesar desse fator não alterar a quantidade de cafeína, ele pode afetar o sabor e o amargor da bebida.
Ao todo existem três tipos diferentes de torra, sendo elas:
Torra clara: sabor suave, mais ácido e com alta concentração de óleos aromáticos dos grãos. Por ser um café menos encorpado, é comumente usado na produção de espressos;
Torra média: amargor, aroma e acidez equilibrados, com tonalidade que varia entre marrom e vermelho. Devido a redução dos oleo naturais, o café fica mais encorpado, com sabor aveludado e menos ácido;
Torra escura: menor acidez, mais amargo e com uma tonalidade mais escura. Esse tipo de torra é para pessoas que gostam de cafés fortes, tanto na cafeína quanto no sabor.
Na hora de preparar seu café forte leve em consideração o seu gosto pessoal, você quer uma bebida com muita cafeína ou uma bebida cafeinada e com sabor amargo? Dependendo da torra, isso pode mudar.
O que deixa o café mais forte?
Alguns baristas e especialistas em café também levam em consideração a quantidade de sólidos dissolvidos totais (TDS, do inglês total dissolved solids). Essa unidade de medida reflete quanto café é dissolvido em água quente em uma xícara. Um café forte tem uma alta quantidade de TDS, enquanto o fraco tem baixa e pode apresentar um sabor aguado.
Para saber em qual posição o seu café favorito se encaixa, pergunte a um barista ou fique de olho na borra que sobra na cafeteira sempre que for preparar a bebida. Quanto mais borra sobrar, mais fraco é o café.
Na hora de preparar sua bebida não se esqueça de levar em conta a torra do café e a quantidade de cafeína presente. Afinal, elas também indicam o quão forte ele irá ficar de acordo com a sua preferência. Para quem quer ficar alerta e ao mesmo tempo se deliciar com café amargo, opte por uma torra escura e bem cafeinada.
Agora, se você busca um sabor mais leve, ácido e menos encorpado, mas que ainda sim ajude a aguentar o dia, procure marcas de torra média, ou clara, com alta concentração de cafeína em sua composição. Quando for pedir café em um restaurante tente conversar com o barista responsável, ele com certeza saberá qual o pedido certo suas preferências.
Por fim, a quantidade de água na produção também dita se um café é forte ou não. Isso porque a substância é solúvel em água.
Quais cafés fortes pedir/preparar?
- Espresso: grãos de café comprimidos com água quente, produzindo um shot pequeno de 9 gramas de café e 28 gramas de água;
- Latte: ⅔ de espresso, ⅓ de leite quente e um pouco de chantilly;
- Mocha: ⅖ espresso, ⅖ chocolate, ⅕ leite quente e chantilly;
- Macchiato: dois shots de espresso e leite quente;
- Cold Brew: um método de infusão que usa café moído grosso e água gelada.
Café forte e saudável?
O café tem diversos benefícios à saúde, que podem ser observados na matéria “10 incríveis benefícios do café10 incríveis benefícios do café”. No entanto, quando consumido em excesso, o café forte pode causar problemas ao estômago e aos rins, além de ser prejudicial para pessoas que sofrem com ansiedade. Por isso faça o consumo responsável, sem exagerar na quantidade.