A caixa organizadora de remédios é um recipiente onde se coloca os medicamentos com intuito de armazená-los por um bom tempo. É ideal que essas caixas sejam colocadas em locais livres de umidade e temperaturas altas, como o banheiro. Isso porque o calor e a umidade podem diminuir a eficácia dos fármacos. Os melhores cômodos para armazenar sua caixa de remédios são a sala e os quartos. Você pode colocar sua caixa de medicamentos em gavetas ou em armários, desde que fiquem longe do alcance de crianças e animais.
Na hora de escolher sua caixa de remédios, leve em consideração os seguintes fatores:
Se você costuma tomar remédios controlados diariamente, opte por caixas organizadoras com separação por dias. Assim, é possível ter controle de quantos comprimidos são ingeridos diariamente, para não se esquecer nunca. Você pode ter caixas separadoras de remédio para cada medicamento, ou colocar todos na mesma caixa, basta separá-los por dia da semana.
Caso você não faça uso de remédios controlados, crie sua própria caixa de primeiros socorros. Para isso, só é preciso comprar uma caixa organizadora de remédios — supermercados e farmácias costumam vender, mas você também pode reutilizar caixas de alimentos e de papelão que sobraram em sua casa. Os itens que irão compor a caixa devem atender a sua demanda, mas algumas ideias são:
Antes de guardar o seu medicamento na caixa organizadora, não tire a embalagem primária. A primeira embalagem de medicamento, chamada de blister, é aquela que tem contato direto com o comprimido, responsável por garantir que ele não perca a eficácia antes de sair do prazo de validade. Algumas vezes, a embalagem primária pode ser um vidro ou outro tipo de material.
Os remédios são fundamentais para auxiliar a saúde e a qualidade de vida da humanidade. A engenharia molecular conseguiu extrair das plantas e dos minerais os componentes que ajudam o corpo humano a se curar de doenças e feridas Porém, esses produtos podem causar muitos problemas. Ao serem eliminados pelas excretas de humanos e animais, eles contaminam o meio ambiente. O descarte incorreto no lixo comum, pia e privada aumenta a poluição ambiental por medicamentos, gerando contaminação do solo e dos recursos hídricos.
Sendo assim, o consumidor deve sempre verificar se o medicamento está dentro do prazo de validade e tomar somente a quantia determinada pelo médico. Na hora de guardar o medicamento, preferir um lugar fresco e arejado.
Não é recomendado ingerir medicamentos fora do prazo de validade. Quando os fármacos passam da validade, é preciso realizar o descarte correto. Caso contrário, você poderá estar contribuindo para a poluição ambiental por produtos farmacêuticos, que pode contaminar solo e água e gerar impactos como a feminização de peixes e a contaminação da água destinada ao consumo humano.
A maioria o próprio consumidor dos compostos químicos provenientes de remédios vai parar no ambiente por meio das excretas de humanos e de animais, como aqueles da pecuária. Algumas substâncias permanecem na urina e fezes dos usuários, porém, a quantidade de componentes é menor e modificada pelo corpo humano.
Entretanto, quando o medicamento é despejado no vaso sanitário ou pia, ele pode percorrer dois caminhos: ou vai para a rede de esgoto ou infiltra no solo através da fossa séptica. Os sistemas de tratamento de água ainda não dão conta de eliminar algumas substâncias e elas acabam atingindo os mares e rios.
O descarte no lixo comum não é diferente, o chorume dissolve, coleta as substâncias dos remédios e, muitas vezes, acaba atingindo o lençol freático, nome dado à superfície que delimita a zona de saturação da zona de aeração, abaixo da qual a água subterrânea preenche todos os espaços porosos e permeáveis das rochas ou dos solos ou ainda de ambos ao mesmo tempo.
Para entender mais, confira “Como descartar remédios“, “Como descartar remédio vencido” e “Onde entregar medicamentos dentro do prazo”.
Para encontrar pontos de descarte de medicamentos dentro do prazo, verifique o buscador a seguir:
Para descartar as embalagens dos medicamentos, você precisa separar a primária — blisters e vidros — das secundárias e terciárias — caixas de comprimidos e caixas de entrega. As embalagens secundárias e terciárias podem ser recicladas no lixo comum, basta cortá-las em pedaços para facilitar o processo.
Os blisters podem ser entregues junto dos pontos de descarte de medicamentos vencidos, ou separados e entregues para empresas especializadas neste tipo de reciclagem. Eles não podem ser colocados na reciclagem comum pois sua estrutura é diferente e complexa, o que requer que seja um trabalho feito por um especialista.
Informe-se sobre os locais que fazem a coleta de medicamentos vencidos. O sistema é parecido com o descarte de eletrônicos. As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e farmácias são responsáveis pelo descarte apropriado para os remédios.
Farmácias solidárias e instituições voluntárias também são lugares onde você pode doar remédios que estão dentro do prazo de validade, mas não estão sendo usados. Essas organizações são responsáveis por assegurar os cuidados com os medicamentos e repassá-los para outras pessoas que precisam.
Vale sempre lembrar que os medicamentos precisam ficar longe das crianças, e no caso de ingestão acidental, leia a bula do medicamento, que mostra o que fazer.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais
Comentários