A calcinha absorvente ideal ajuda a mulher a passar pelo pós-parto com mais conforto, saúde e segurança. Confira
A calcinha absorvente pós-parto pode ser a maior aliada das mulheres no puerpério. O período pós-parto proporciona muitas alegrias, mas também pode trazer complicações – às vezes, na mesma proporção. Nessa fase, a mãe percebe que precisa reajustar a própria vida para comportar todas as transformações que esse momento tão especial envolve:
- Cuidados com o bebê
- Mudanças no corpo
- Hormônios à flor da pele
- Vazamentos indesejados
Após dar à luz, a mulher enfrenta um período de sangramento pós-parto, chamado lóquio. Ele pode persistir, em média, de quatro a seis semanas. A loquiação é um processo de cicatrização resultante da saída do bebê. A intensidade e a duração do fluxo variam de mulher para mulher.
Por que optar pela calcinha pós-parto?
Entre a primeira semana e dez dias após o parto, a intensidade do sangramento costuma ser maior. Mas os vazamentos podem persistir por muito mais tempo. E nenhuma mulher gostaria de ver sua calcinha preferida manchada, não é?
O absorvente descartável pode ser usado, mas não é a opção mais indicada. Além dos impactos ambientais causados pelo descarte, existem também riscos associados ao contato da região íntima com substâncias químicas presentes em sua composição.
As calcinhas absorventes pós-parto podem ser uma boa alternativa para as mamães preocupadas com a saúde e a preservação do meio ambiente. Essa alternativa pode ser lavada após cada uso e pode durar até dois anos.
Tipos de calcinha absorvente pós-parto
Calcinhas absorventes pós-parto costumam ser maiores, com aberturas mais largas para as pernas. Mas você não precisa abrir mão do estilo. Já existem marcas que comercializam peças bonitas e funcionais, capazes de tornar esse momento mais especial. A calcinha com compressão, que funciona como uma cinta, é indicada para evitar flacidez e ajuda a modelar o corpo até que volte à forma anterior.
As calcinhas de compressão são mais altas e auxiliam também na hora de vestir as roupas, para que assentem melhor no corpo. Elas evitam a formação de queloides na área, além dos benefícios estéticos que proporcionam.
O importante é escolher um modelo que se ajuste ao corpo, seja super confortável e traga segurança. Por isso, pesquise bastante antes de escolher e tenha cuidado com o tamanho. É imprescindível que a peça não machuque seu corpo, que já está fragilizado durante o período pós-parto.
Existem também pacotes com calcinhas absorventes descartáveis que podem ser encontrados facilmente em farmácias. Essa pode não ser uma opção tão adequada para mulheres que procuram uma opção eco-friendly, porque envolve maior geração de resíduos. Além disso, quando você opta pela calcinha pós-parto reutilizável, não precisa se preocupar em comprar novos produtos. Basta lavar e esperar secar para utilizá-la novamente.
A opção mais ecológica e saudável é optar por peças feitas com tecidos orgânicos. Dê preferência a tecidos naturais, como o algodão, que permite que a pele “respire melhor” e facilita a cicatrização. Sintéticos, nem pensar: eles abafam a região genial e aumentam o risco de proliferação de fungos.
O que procurar numa calcinha absorvente pós-parto?
A primeira palavra é: segurança e conforto! Como já dissemos, o período pós-parto é um momento que exige cuidado e carinho com seu corpo. Afinal, ele já está vulnerável e dolorido. A última coisa que a mulher quer nesse momento é vestir uma peça de roupa desconfortável, especialmente na região íntima.
Uma dica é optar por um tamanho maior do que o habitual, porque seu corpo provavelmente ainda não voltou à forma de antes. Comprar em lojas on-line facilita a escolha. Isso porque as possibilidades são maiores e os filtros de busca priorizam os critérios adotados por você.
Uma dica são as calcinhas absorventes da Ecoabs, que servem tanto para o período pós-parto como para o menstrual. O tecido tecnológico das peças dispensa o uso de outros absorventes íntimos (embora você possa usá-los, caso se sinta mais segura).
Como usar?
Antes de usar pela primeira vez a sua calcinha absorvente, você deve lavá-la. Além de higiênica, essa prática permitirá que a sua peça se torne ainda mais absorvente. Assim, atingindo absorção máxima depois de quatro ou cinco lavagens.
Ao vesti-la, certifique-se de que a peça se ajustou perfeitamente ao corpo. Além de garantir o conforto necessário, essa atitude ajuda a evitar vazamentos indesejados. Escolha uma calcinha de acordo com a intensidade do seu fluxo.
Em média, calcinhas absorventes pós-parto absorvem até quatro horas de fluxo intenso. Nesse caso, recomenda-se o uso de três a quatro lingeries absorventes por dia.
Para lavar, deixe de molho em água fria. Depois, lave normalmente, à mão ou na máquina, como preferir. Não use alvejantes e amaciantes convencionais, que podem prejudicar o tecido.
Manchas são retiradas facilmente com água oxigenada ou deixando a peça no sol. Os tamanhos vão do PP ao GG, mas é importante tirar suas medidas e comparar com a tabela de tamanhos da marca.
Dicas para evitar infecções no pós-parto
Durante as seis semanas após o parto, o colo do útero não está completamente fechado e, por isso, fica mais suscetível a infecções. Para limitar o risco, procure evitar banhos de piscina e mar e, em hipótese alguma, faça duchas vaginais ou utilize absorventes internos. Isso a deixará protegida de eventuais complicações nesse período tão delicado.