O caldo verde é uma sopa tradicional portuguesa feita com batata e couve-manteiga. Além de ser fácil de preparar, o caldo verde é uma alternativa vegana e acessível para pessoas com doença celíaca ou intolerantes a glúten e lactose.
Descasque as batatas, corte-as em cubos pequenos e reserve.
Em uma panela grande, aqueça um pouco de azeite em fogo médio. Adicione a cebola picada e os dentes de alho picados. Refogue até ficarem macios e levemente dourados.
Adicione as batatas em cubos e a folha de louro à panela. Cubra com água suficiente para cobrir os ingredientes. Tempere com sal e pimenta preta a gosto.
Cozinhe em fogo médio até as batatas ficarem macias e cozidas, geralmente leva cerca de 15-20 minutos.
Enquanto as batatas cozinham, lave bem a couve-manteiga, retire os talos mais grossos e corte em tiras bem finas.
Retire a folha de louro da panela e, com o auxílio de um mixer ou liquidificador, bata os ingredientes até obter um purê cremoso. Se preferir uma consistência mais rústica, você pode amassar as batatas com um garfo.
Volte a panela ao fogo baixo e adicione a couve-manteiga picada. Deixe cozinhar por mais 5 minutos para a couve ficar macia.
Sirva o caldo verde em tigelas individuais, colocando algumas folhas de salsinha ou coentro por cima. Regue com um fio de azeite e sirva quente.