Descubra como se forma um calo no pé e conheça tratamentos naturais e caseiros para se livrar do problema
Um calo no pé é uma camada espessa e dura de pele que se forma em resposta ao atrito e pressão constante dos pés. Isso pode acontecer com o uso de calçados inadequados. Essas áreas mais grossas podem aparecer no calcanhar, na planta ou no dedo do pé.
Apesar de incômodos e desagradáveis, o surgimento de calos nos pés geralmente não são dolorosos. Na verdade, eles aparecem justamente para prevenir a dor.
Calosidades menores são pequenos acúmulos de pele cercados por tecido inflamado. Sob pressão, podem causar dor. Os calos se desenvolvem naturalmente à medida que você envelhece. Isso acontece em virtude do desgaste e da pressão contínua ao caminhar, correr ou ficar muito tempo em pé.
No entanto, alguns hábitos podem levar a formação de calos, como usar calçados muito apertados ou salto alto.
Prevenindo calo no pé
Em alguns casos, como já dissemos, a formação de calos na planta dos pés é resultante do uso de calçados inadequados. Além dos calçados apertados, sapatos soltos, como chinelos, podem agravar a fricção e não são recomendados. Fique atento ao material do sapato: o uso de solados mais duros têm maior probabilidade de causar calosidades nos pés.
Já os saltos altos, com bico fino, podem provocar, além dos calos, um fenômeno chamado “dedo em garra”. Ele consiste na dobra dos dedos dos pés. Nesse caso, o dedo em garra, assim como outras deformidades nos pés, como joanetes e esporão ósseo, é um fator de risco para o desenvolvimento de calosidades.
A dica mais importante para prevenir calos é evitar o atrito e optar por sapatos confortáveis, fechados e que permitam o uso de meias, como os tênis. As meias são fundamentais para evitar a formação de calosidades, mas garanta que elas estejam bem ajustadas aos pés. Se você costuma andar descalço, seus pés poderão desenvolver calos para se proteger da pressão.
Além disso, outros fatores de risco para a formação de calo no pé são diabetes e má circulação. Os calos costumam ser inofensivos. Apesar disso, se a calosidade é fonte de dores ou incômodo muito profundo, é melhor consultar um profissional de saúde. No geral, quanto menor o atrito, maior será a chance de manter os pés lisos e saudáveis.
O que fazer para tirar um calo do pé?
A retirada dos calos nos pés pode ser feita em consultório médico. No entanto, para casos mais simples, alguns tratamentos caseiros podem ajudar a resolver o problema e promover maior bem-estar para os seus pés. Caso nenhum tratamento caseiro funcione, você pode mandar manipular uma pomada com ácido salicílico, que dissolve a queratina presente no calo, em uma farmácia de manipulação.
- Amoleça a pele endurecida. Os calos são formados por uma camada grossa e seca da pele, que pode ser removida com um banho em água morna e algumas gotas de óleo de amêndoas ou qualquer outro óleo vegetal. Esse procedimento amolece a pele e a deixa pronta para o próximo passo.
- Esfregue os pés com um esfoliante (a pedra-pomes é indicada para auxiliar no processo) para retirar o excesso de queratina e pele morta da região.
- Aplique um hidratante e massageie o calo para finalizar.
O que é bom para tirar calo no pé?
Vinagre de maçã
Para amolecer a pele endurecida, misture uma solução de quatro partes de água e uma parte de vinagre de vinagre de maçã e aplique no calo por cerca de 20 minutos. Cuidado para não esfregar com muita força, porque o rompimento da pele ao redor ou sobre o calo pode resultar em infecção.
Óleo de rícino
Faça um banho nos pés, durante meia hora, em uma mistura de água morna com cinco colheres de óleo de rícino para remover as calosidades. Em seguida, auxilie na remoção da pele morta com uma pedra-pomes.
Sal de Epsom
O sal de Epsom pode ser utilizado como um esfoliante natural no tratamento de calos. Misture de 2 a 3 colheres de sopa em uma bacia ou com água morna e mergulhe os pés com calos.