Durante todo o mês de julho, Liga Zero Descartável convida a população a repensar hábitos e evitar o uso de plásticos descartáveis
Pelo terceiro ano consecutivo, o Brasil participa da mobilização mundial para a redução/eliminação da poluição por plásticos. Com o alerta da Organização das Nações Unidas (ONU) de que até 2050 os oceanos terão mais plásticos que peixes, o esforço global pela redução desse tipo de resíduo é mais que urgente.
Neste ano, com o tema “Um por Todos e Todos por Zero“, várias marcas se uniram para criar a Liga Zero Descartável e propor um desafio principal, além de várias iniciativas voltadas para a conscientização sobre a redução da poluição por plástico, especialmente os de uso único. A campanha brasileira faz parte do movimento mundial “Julho Sem Plástico”, organizado em vários países.
Considerando a necessidade de distanciamento social por conta da pandemia do novo coronavírus e, ainda, a necessidade de as pessoas ficarem mais tempo em suas casas, o desafio principal será o “Plástico Social”, que se resume em propor ao público que acondicione todo o plástico utilizado durante os 31 dias do mês de julho. A intenção do desafio é fazer com que cada indivíduo ou família possa refletir sobre a necessidade do uso de cada item e promova a sua eliminação, substituição ou, ao menos, a redução do seu uso.
“Durante um mês, pessoas e empresas serão desafiados a acondicionar todo o plástico gerado, para visualizar a quantidade deste resíduo que geram. A ideia é que quem participar do desafio entenda qual porcentagem dos plásticos gerados de fato é reciclável e o quanto não é reciclável. Além disso, entender o quanto seu resíduo plástico auxilia na renda de cooperativas de reciclagem, entendendo o valor que seu resíduo possui”, explica Jessica Pertile, da empresa Beegreen, integrante da Liga.
Campanha apresentará missões para cada semana de Julho
A Liga Zero Descartável 2020 também propõe o cumprimento de missões semanais, com tarefas possíveis de serem executadas por quem quer contribuir com um mundo com menos plástico. Também serão organizadas lives diárias nas redes sociais da Liga e de seus apoiadores, abordando temas e assuntos afins ao objetivo da campanha.
“Além disso, durante todo o mês, serão compartilhados nas mídias sociais da liga e das marcas realizadoras, conteúdos e informações sobre a necessidade de olhar para o problema da poluição por plásticos, mostrando soluções executáveis para uma mudança de hábitos definitiva”, informa Viviane Noda, do PorQueNão? Mídia, também integrante da Liga.
Para participar do Desafio, das Missões Semanais e acompanhar as lives diárias, basta acompanhar as instruções que serão compartilhadas na Internet, nos perfis do Instagram da Liga e das marcas participantes.
Quem participa da Liga Zero Descartável?
Fazem parte da Liga Zero Descartável instituições e marcas que já atuam com foco na redução ou eliminação do uso do plástico ou colaboram para a educação ambiental e fortalecimento do conceito lixo zero. São elas:
- Beegreen – Sustentabilidade Urbana: Pioneira na fabricação de canudos de inox no Brasil, a Beegreen cria e desenvolve produtos sustentáveis que auxiliam pessoas e empresas a praticarem a sustentabilidade no dia a dia e a diminuírem hábitos nocivos ao meio ambiente. Criou o Desafio Zero Descartável em 2018 e em 2020 convidou outras marcas para realizar um movimento ainda mais amplo, a Liga Zero Descartável.
- eCycle: Nosso compromisso é criar e oferecer conteúdo, serviços e produtos que contribuam para a ampliação da consciência dos indivíduos em suas ações de consumo, rumo a uma relação mais equilibrada e harmoniosa consigo mesmo, com o outro e com o meio ambiente.
- Keep Eco – Embalagens Ecológicas: Por meio de panos encerados duráveis e reutilizáveis, que substituem o uso de plástico filme, atua para mostrar que a relação com o Planeta não pode ser descartável.
- Instituto Lixo Zero Brasil: Organização da sociedade civil autônoma, sem fins lucrativos, é pioneira na disseminação do conceito Lixo Zero no país.
- Meu Copo Eco: Solução para eventos sustentáveis por meio da utilização de copos reutilizáveis, contribuindo para a eliminação de descartáveis.
- Route Brasil: Uma rota de engajamento para transformar pessoas, empresas e governos em busca da neutralização do impacto do nosso consumo na natureza.
- Inspira Verde: Disponibiliza produtos sustentáveis relacionados à sua bandeira de atuação: lixo/desperdício zero, economia circular, consumo consciente e compostagem.
- Positiva: Tem como objetivo restaurar o equilíbrio entre humanidade e natureza por meio de uma linha de produtos de limpeza consciente, naturais, ecológicos, hipoalergênicos e biodegradáveis.
Veja também:
- Famílias posam com lixo acumulado em sete dias
- Dicas para uma vida sustentável na quarentena
- Experiências ao redor do mundo apontam caminhos para redução do lixo
- Como reduzir o lixo plástico no mundo? Confira dicas indispensáveis
- Guia de como reduzir o lixo doméstico: saiba como diminuir os resíduos que vão para o lixo comum