Estrearam dia 31 de julho no Canal USP e no canal Arqueologia e Pré-História do YouTube os primeiros episódios da série Evolução Humana. Ao todo, serão 60 vídeos, com periodicidade quinzenal, que estão sendo produzidos por pesquisadores do Laboratório de Estudos Evolutivos Humanos, do Instituto de Biociências (IB) da USP.
Os assuntos serão abordados em linguagem didática e acessível utilizando recursos audiovisuais, imagens, apresentação de réplicas de fósseis e artefatos e até inserção de “memes”, quando for possível, para dar uma pitada de bom humor à série. No primeiro episódio, os seguidores do canal aprenderão um pouco sobre o conceito da Evolução Humana. Os demais trarão a definição sobre as múltiplas disciplinas científicas que se dedicam ao estudo da arqueologia; escala geológica do tempo; métodos científicos; e vídeos sobre as espécies ancestrais, culturas arqueológicas e/ou indivíduos específicos como a “Lucy”, o fóssil encontrado na Etiópia, em 1974, que permitiu melhor compreender a evolução humana.
Este é o canal oficial da Universidade de São Paulo no YouTube. O Canal USP publica pesquisas científicas, acontecimentos culturais e acadêmicos, entrevistas e reportagens especiais, produzidas pela equipe do Jornal da USP e TV USP. São encontrados também podcasts dos colunistas da Rádio USP, onde assuntos atuais e de relevância são abordados pelos especialistas da Universidade. Na seção Aconteceu na USP, publicamos seminários, debates e diversos vídeos produzidos por parceiros do Canal USP. Em Aulas USP, estão postadas mais de 30 disciplinas de graduação e pós-graduação, em praticamente todas as áreas do conhecimento.
O canal Arqueologia e Pré-História é o mais antigo canal brasileiro de divulgação científica da arqueologia. O objetivo é levar o conhecimento sobre as diversas áreas da arqueologia ao público em geral e de forma acessível. O canal surgiu em 2013 em substituição ao canal Arqueologia em Ação.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais