Câncer de ovário é uma condição que afeta o órgão reprodutor feminino
O câncer de ovário é uma doença crônica que resulta do crescimento anormal de células nos ovários. A reprodução acelerada dessas células faz com que elas se multipliquem de forma descontrolada e destruam os tecidos saudáveis do corpo. A causa exata deste tipo de câncer ainda não é conhecida; no entanto, existem alguns fatores de risco que podem aumentar a chance de desenvolver a condição.
A condição afeta o órgão conhecido como útero, na área dos ovários. Presente em pessoas do sexo biológico feminino, o útero possui duas trompas falopianas, às quais carregam os ovários na ponta. Essas bolas do tamanho de uma amêndoa produzem os óvulos, utilizados para a reprodução humana, que são carregados pelas trompas até o interior das paredes do órgão.
Quais os primeiros sinais de câncer de ovário?
No início, o câncer de ovário não apresenta sintomas fáceis de notar. Por isso, alguns pacientes passam muito tempo sem o diagnóstico, o que contribui para o avanço da doença. Mesmo quando os sinais da doença aparecem, eles são comumente relacionados a outras condições uterinas.
Os principais sintomas do câncer de ovário são:
- Inchaço abdominal;
- Sentimento de saciedade ao comer pouco;
- Perda de peso;
- Fadiga;
- Constipação;
- Dores nas costas;
- Desconforto na área da pélvis;
- Necessidade frequente de urinar;
- Sangramento menstrual e corrimento vaginal anormal;
O que causa o câncer de ovário?
Ainda não existe uma causa específica para o câncer de ovário, mas especialistas elencam alguns fatores de risco que podem aumentar a chance da doença. Em geral, o câncer de ovário se desenvolve quando ocorre uma mutação nas células, fazendo com que elas cresçam rapidamente e se tornem um tumor.
Um estudo do Indian Institute of Science (IISc) apontou que o acúmulo de células velhas pode contribuir para o surgimento da doença. Os cientistas explicam que essas células mortas, ou velhas, liberam uma proteína que faz com que as células cancerígenas se acoplem a elas. A partir disso, esse tecido começa a se proliferar, causando danos aos órgãos e o avanço dos casos de câncer de ovário.
Quais os tipos de câncer de ovário?
O tipo de célula onde o câncer começa a se desenvolver determina o tipo da doença. Para realizar o tratamento do câncer de ovário, é necessário saber qual o seu tipo. Confira:
- Câncer epitelial de ovário: é o tipo mais comum, com mais de um subtipo, como o carcinoma seroso e carcinoma mucinoso;
- Tumores estromais: costumam ser diagnosticados em um estágio inicial do câncer de ovário;
- Tumores de células germinativas: surgem em pacientes novos, derivam das células germinativas, que dão origem aos espermatozoides e óvulos;
Quais os fatores de risco do câncer de ovário?
As seguintes características aumentam o risco do indivíduo desenvolver câncer de ovário:
- Idade avançada;
- Mutações nos genes passadas pela genética familiar;
- Histórico familiar;
- Obesidade;
- Terapia de substituição hormonal pós-menopausa;
- Endometriose;
- Ter tido a primeira menstruação muito cedo;
- Nunca ter engravidado;
- Início da menopausa atrasado;
Como diagnosticar o câncer de ovário?
Durante a consulta com o profissional de saúde, serão feitas perguntas sobre seus sintomas e histórico familiar para determinar quais exames prescrever em caso de suspeita de câncer de ovário. Durante as testagens é procurado por qualquer crescimento anormal.
Os exames recomendados para esse diagnóstico são:
- Ecografia pélvica;
- Ressonância magnética;
- Tomografia computadorizada;
- PET scan (tomografia por emissão de pósitrons);
- Análise sanguínea;
- Biópsia;
- Cirurgia laparoscópica (uma câmera é inserida por um pequeno corte);
Quais os estágios do câncer de ovário?
Assim como outros tipos de câncer, essa condição é categorizada por estágios, do mais leve ao mais grave:
- Estágio 1: é dividido em três estágios; no primeiro as células cancerígenas atacam apenas uma trompa; no segundo estágio as duas trompas são afetadas; por fim, no terceiro, o câncer já alcançou as duas trompas, os dois ovários, na parte interna e externa;
- Estágio 2: o câncer deixa o ovário e se espalha pelo resto do útero, até chegar na área próxima a pélvis;
- Estágio 3: a doença alcança o abdômen e os gânglios linfáticos. O tumor cresce 2 centímetros e começa a impactar outros órgãos, como o fígado e o baço;
- Estágio 4: caso mais grave de câncer. Quando o tumor já tomou conta de mais de outras partes do corpo e é encontrado até nos pulmões;
Quanto mais cedo o câncer de ovário é diagnosticado, mais rápido o tratamento é realizado e a pessoa pode ser livre da doença. Faça check-ups de saúde rotineiros para garantir que está tudo bem com o seu corpo.
Quais os tratamentos para o câncer de ovário?
O objetivo do tratamento de câncer é remover a maior quantidade possível do tumor do corpo do paciente. Algumas das terapias disponíveis são:
- Cirurgia de remoção de parte do órgão reprodutivo, ou ele todo;
- Quimioterapia;
- Terapia direcionada, uso de medicamento que atacam as células cancerígenas;
- Radioterapia;
- Terapia hormonal;
Assim que o tratamento do câncer de ovário tiver acabado, o paciente ainda terá que visitar o médico regularmente. Isso porque o profissional de saúde precisa fazer checagens regulares para se certificar que a doença não voltou.